Desinformação é o pântano das eleições, diz presidente do TRE-PR

Em Guarapuava, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura participou nesta sexta-feira (24) do 9º Encontro Regional de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas, cujo objetivo é a preparação e organização para as eleições gerais de 2022

A Câmara de Vereadores de Guarapuava sediou na manhã desta sexta-feira (24 jun 2022) o 9º Encontro Regional de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas (Encosegue), cujo objetivo é a preparação e organização para as eleições gerais de 2022.

“Estamos aqui, tratando com nossos juízes, nossos servidores, para que fiquem realmente aptos a se preparar, a enfrentar essa eleição que promete”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, durante entrevista coletiva.

Ele contou que o Tribunal usará todos os meios de comunicação para ajudar o eleitor a checar informações sobre o processo eleitoral. “Eu sempre digo que a desinformação é o pântano das eleições. E esse combate deve ser realizado de forma instantânea e imediata”, citando instrumentos como o Gralha Confere, que faz um serviço de checagem de qualquer notícia falsa. “Na verdade, se busca evitar que o eleitor passe essa informação falsa para terceiros. A propagação é muito ruim, difícil e não é aconselhável”.

O presidente explicou que aquele que cria a notícia falsa e também as pessoas que a compartilham poderão ser responsabilizados nas esferas civil e criminal. “É isso que procuramos evitar”, explicando que é mais fácil o eleitor verificar a verdade da informação do que propagar uma notícia falsa.

Inclusive, ele acredita que as eleições deste ano serão ainda mais preocupantes no tocante a fake news. “Mas nós estamos preparados para enfrentar as fake news ou desinformação”, frisando que, ao contrário de pleitos anteriores, agora existem instrumentos instantâneos para combater a notícia falsa, dando como exemplo plataformas como Tik Tok, que permitem entrar em contato com os jovens para comunicar a verdade, e estes podem repassar para os adultos na família.

O desembargador também destacou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem um serviço similar de checagem ao Gralha Confere, que é o Fato ou Boato. “Estamos muito atentos no combate às fake news. Eu acho que essa eleição será excelente e estamos preparados para fazer o combate à desinformação. Não tenho a menor dúvida quanto a isso”.

Evento na Câmara de Vereadores serviu também para mostrar o funcionamento da urna eletrônica (Foto: Redação/Correio)

URNAS
Ultimamente, certa ala da sociedade, incluindo principalmente forças políticas, tem feito um sistemático ataque às urnas eletrônicas, querendo pôr em xeque sua confiabilidade e credibilidade.

Segundo o presidente do TRE-PR, a obrigação do tribunal é fazer uma eleição transparente e segura, dando legitimidade ao trabalho. “Não estamos aqui para convencer da vulnerabilidade da urna eletrônica ou não. Nós estamos aqui para demonstrar o nosso trabalho”.

Aliás, o evento na Câmara de Vereadores serviu também para mostrar o funcionamento da urna eletrônica, com todas as suas características. “Para que o cidadão, para que o eleitor, que para nós é nosso juiz, chegue à sua própria conclusão. Fizemos, até o presente momento, 14 eleições gerais. Nunca constatamos qualquer vício ou fraude”.

Por isso, ele estranha essa “tempestade” de dúvidas a respeito da urna eletrônica, lembrando que, antigamente, o pleito era feito com urnas de lona e a apuração levava dias e dias; hoje, em poucas horas já sabe quem foi eleito. “E tenha a certeza que a Justiça eleitoral está preparada para fazer a eleição seja qual for o sistema”.

PM
Além do evento na Câmara, estava prevista uma reunião no 16º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão 3º Sargento PM Ricieri Chagas, em Guarapuava.

Segundo o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, um dos objetivos é que os policiais conheçam o trabalho do tribunal. “Indo em direção a esses que são formadores de opinião e que estão na linha de frente do processo eleitoral. E queremos informá-los do processo, queremos orientá-los para que no dia das eleições estejam aptos a agir da melhor forma possível. E o mais importante: também mostrar o nosso serviço junto à Justiça eleitoral. Queremos mostrar que não temos nada a esconder”, reforçou o presidente do TRE-PR.

Deixe um comentário