Aruko e Foz fazem segundo jogo da final do Paranaense da 2ª Divisão neste domingo (12)

Como as duas equipes empataram na ida, basta uma vitória simples de qualquer lado para definir o campeão da Divisão de Acesso. Em caso de nova igualdade no tempo normal, decisão nos pênaltis

Após protagonizaram um embate de altas emoções na partida de ida, Aruko Sports Brasil (ASB) e Foz do Iguaçu FC se encontram neste domingo (12), a partir de 15h30, no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá.

Vale o caneco do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão, a conhecida Divisão de Acesso.

É uma decisão sem vantagem. Uma vitória simples no tempo normal dá o título ao vencedor. Em caso de empate, o campeão da Segundona 2022 será conhecido nas cobranças de pênalti.

Tudo porque na partida disputada dia 5 de junho, em Foz do Iguaçu, o jogo terminou com o placar de 3 a 3. Na verdade, foi um duelo eletrizante, pois logo de cara o Samurai Black maringaense abriu 3 a 0. Mas o Azulão da Fronteira mostrou poder de reação e conseguiu empatar em 3 a 3.

A dúvida do torcedor é se na partida da volta, neste domingo, haverá novamente esse desenrolar emocionante até culminar no título. O Aruko do técnico Rafael Andrade costuma jogar de maneira aguda, sempre em busca do gol. Porém, em Foz do Iguaçu, desperdiçou chances de ampliar e acabou sendo castigado.

Do outro lado, o Foz de Charles Araújo se mostrou uma equipe competitiva e com garra, buscando o resultado a todo momento.

“Tivemos uma festa bonita com a presença maciça do torcedor que valorizou a raça de nosso elenco aplaudindo e incentivando a equipe até o final. Mostramos nossa capacidade de reação e, principalmente, que podemos sim buscar esse título”, disse o presidente do Foz do Iguaçu FC, Arif Osman, por meio das redes sociais do clube.

O treinador Araújo acabou sendo expulso, sendo desfalque certo para a segunda partida da grande final da Divisão de Acesso.

HISTÓRICO
É a segunda vez seguida que Aruko e Foz decidem um título pelo Paranaense.

Em 2021, os dois clubes chegaram à final da 3ª Divisão, carimbando também o acesso. Naquela ocasião, o Samurai levou a melhor, levantando o troféu de campeão em seu primeiro ano de vida como clube profissional.

De lá para cá, as duas equipes voltariam a se encontrar em jogos oficiais na 1ª fase da 2ª Divisão deste ano. Em 24 de abril, pela 3ª rodada, o Aruko venceu o Foz em casa (3 a 2).

Agora, é a oportunidade do Azulão em dar o troco e levar o troféu para casa.

Fundado em 2020, o Aruko jogará a 1ª Divisão em 2023 (Foto: Fernando Fotoimagem)

PRIMEIRA
Em 2023, o Paranaense da 1ª Divisão terá a volta do Foz do Iguaçu, que havia participado pela última vez em 2019; e a estreia do caçula Aruko Sports Brasil.

Aliás, a cidade de Maringá terá dois representantes (Aruko e Maringá FC), empatando com a Capital (Coritiba e Athletico). É preciso lembrar que Paraná Clube e União Beltrão foram rebaixados em 2022 e, portanto, só podem jogar a Segundona em 2023.

Outro detalhe digno de nota é que o Samurai Black vive uma ascensão meteórica no futebol profissional do Estado. Fundado em 2020, disputou seu primeiro Paranaense no ano seguinte, obtendo o título da 3ª Divisão e o acesso. Já em 2022, nova subida e briga pelo caneco.

Agora, a dúvida é saber se o Aruko conseguirá se manter na elite e se a Cidade Canção comporta dois clubes de futebol na 1ª Divisão. E tem ainda o Grêmio de Esportes Maringá (GEM) que participará da 3ª Divisão em 2022. A título de comparação, o município de Cascavel (Oeste) chegou a ter dois times na 1ª Divisão, mas hoje conta apenas com o FC Cascavel.

Deixe um comentário