Guarapuava tem 13 atletas contemplados no programa Geração Olímpica e Paralímpica em 2022

Maior programa de bolsa-atleta do país, é desenvolvido pelo Governo do Estado, com patrocínio exclusivo da Copel. Anualmente são investidos mais de R$ 4,75 milhões

O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte, divulgou nesta segunda-feira (30) a primeira lista com 1.120 atletas e técnicos contemplados no programa Geração Olímpica e Paralímpica em 2022 . Em sua 11ª edição, o programa é um agente motivador para o esporte e contribui para o desenvolvimento de futuros talentos do Paraná. Anualmente são investidos mais de R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel. Nos próximos meses outra lista será divulgada com as vagas remanescentes.

De acordo com a lista, Guarapuava teve 13 selecionados nas modalidades de Judo, Ciclismo, Goalball (desporto paralímpico), Tênis de Mesa (desporto paralímpico), Rugby e Atletismo.

O superintendente geral do Esporte, Helio Wirbiski, destaca o investimento na carreira dos atletas. “Este é o maior programa em nível estadual do país. Mais de mil atletas e técnicos são incentivados pelo Estado, todos os anos. Cumprimos com sucesso o objetivo de impulsionar a carreira, desde a categoria formador escolar até os grandes atletas referências para o mundo. E o fruto disso são grandes resultados em competições nacionais e internacionais”, afirma Wirbiski.

A coordenadora do programa, Denise Golfieri, enfatiza que o programa Geração Olímpica e Paralímpica se tornou uma grande vitrine do esporte dentro e fora do Paraná, e que nos últimos 10 anos, mais de 10 mil atletas e técnicos tiveram a oportunidade de receber a bolsa financeira. Na Paralimpíada de Tóquio, os atletas apoiados pelo programa trouxeram 10 medalhas.  

Em 2021 o Geração Olímpica e Paralímpica celebrou sua 10ª edição, sendo o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do País – conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. O programa atende desde jovens promessas até atletas de renome internacional, vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas).

A cada edição vemos crescer o interesse de atletas e técnicos em fazer parte deste programa. É gratificante perceber a evolução dos atletas que iniciaram nas categorias de base do programa e hoje ocupam lugar nas categorias de alto rendimento”, afirma Denise.” Hoje, com a divulgação da lista de contemplados, iniciamos um novo ciclo, e temos certeza que os resultados alcançados neste novo ciclo só confirmarão a excelência do trabalho realizado no esporte paranaense”, destaca Denise.

Confira informações e orientações no site da Paraná Esporte.

Confira os nomes de Guarapuava

JHONATHAN ELIAS MACHADO – JUDÔ

MARIA EDUARDA MERITH CLARAS – CICLISMO

DIEGO GABRIEL VIEIRA DA ROCHA – JUDÔ

JOÃO PEDRO MACHADO – GOALBALL (P)

JUAREZ EDUARDO CAMILO – GOALBALL (P)

MARCO ANTONIO MARRONI – GOALBALL (P)

VICTOR EDUARDO KIRIAN CARVALHO – JUDÔ

EZIQUIEL BABES – TÊNIS DE MESA (P)

KAUANE BRUSTOLIN SENGER – JUDÔ

LEONARDO DOS SANTOS BITENCORT – RUGBY

TATIANE RAQUEL DA SILVA – ATLETISMO

TULIO HECAVEI DE OLIVEIRA – RUGBY

YAGO VINICIUS DE PAULA – RUGBY

***Com edição

Deixe um comentário