Exposições Rotativas no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro marcam a realização do primeiro evento oficial da Secretaria de Cultura

Além da abertura das exposições, o lançamento foi acompanhado por uma apresentação solo de uma das bailarinas do estúdio La Bayadere

O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro recebeu, na quinta-feira (12), o primeiro evento oficial da Secretaria de Cultura (Secult): o lançamento de uma exposição rotativa, composta pelas mostras “Momentos em Giz”, da desenhista Tuta Giorno; e “Moradas de Sonhos, Abrigos de Esperanças”, de Leonardo de Castro Alves.

Além da abertura das exposições, o lançamento foi acompanhado por uma apresentação solo de uma das bailarinas do estúdio La Bayadere.

Embora estejam dividindo o mesmo espaço, ambas as exposições são totalmente opostas uma à outra. De acordo com Leonardo, autor da mostra “Moradas de Sonhos, Abrigos de Esperanças”, seu impressionismo destaca seu olhar sobre coisas exteriores. “Diferente do modelo expressionista, minhas obras servem mais como um retrato de um local, de uma paisagem. Como diz o nome da exposição, fala sobre moradas e sonhos, então tentei capturar isso nessas obras que estou expondo”, conta Leonardo.

Já a mostra “Momentos em Giz”, de Tuta Giorno, traz um traço inspirado na natureza. “Eu não me considero exatamente uma artista, e sim uma pessoa que gosta muito de arte e de desenhar. O traço feito com o giz é um pouco mais simples, um pouco mais ‘infantil’, assim por dizer, e nele eu tentei retratar algo que me inspira bastante que é a natureza. Já é a segunda vez que trago meu material aqui e é incrível. O espaço é muito receptivo e poder dividir ele com outro artista é muito prazeroso”, afirma Giorno.

Tão importante quanto as obras e os artistas, a indispensável presença do público guarapuavano que consome arte também foi destaque durante o lançamento. Renata Silva foi uma das apreciadoras de arte presente e evidenciou a beleza das obras e do espaço do Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. “É a primeira exposição que acompanho aqui em Guarapuava, e o mais interessante de se observar é a diferença entre ambas as exposições. Cada uma é belíssima dentro de seu próprio propósito e essa sensação é algo incrível dentro de uma exposição como essa. O ambiente ajuda a apreciar a arte exposta, é um ambiente muito aconchegante e convidativo”, conta Renata.

Rita Felchak (centro) é a secretária de Cultura de Guarapuava (Foto: Secom)

TRABALHO
Antes da apresentação oferecida pelo estúdio La Bayadere, a secretária de Cultura, Rita Felchak, falou um pouco sobre o trabalho que deve ser feito pela Secult em relação às atividades culturais de Guarapuava.

“Além de dar espaço para a realização de atividades culturais como a exposição de hoje, vamos fazer com que o trabalho dos artistas guarapuavanos seja respeitado, afinal, é um trabalho que merece consideração e valorização. Esses artistas têm sonhos, contas a pagar e famílias. Não podem expor e realizar seu trabalho por pouco, ou muitas vezes, nada. A Secult tem a responsabilidade de mudar isso no município e reconhecer o trabalho artístico realizado na cidade”, afirmou a secretária.

HORÁRIOS
As exposições “Momentos em Giz” e “Moradas de Sonhos, Abrigos de Esperanças” seguem disponíveis no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro até 3 de junho.

O horário de funcionamento do Centro de Artes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e, aos sábados, das 9h às 13h.

Deixe um comentário