Técnico do Batel Sub-17 vê Guarapuava como celeiro de talentos

Time comandado por Alex Basílio Rosa estreia neste sábado (30), em Ponta Grossa, contra Operário Ferroviário no campeonato estadual da categoria. E o Sub-20 representará Guarapuava nos Jogos Abertos

Neste sábado (30 abr 2022), o Batel inicia sua caminhada em competições na temporada de 2022. Em Ponta Grossa, os meninos do Sub-17 encaram o competitivo Operário Ferroviário no Estádio Miró de Freitas, a partir de 10h, pela 1ª rodada do Grupo B do campeonato estadual da categoria.

Há cerca de 40 dias, os jovens atletas vêm sendo preparados pelo técnico Alex Basílio Rosa, com larga experiência de dez anos na base, principalmente em equipes do Estado do Espírito Santo.

Em sua primeira experiência em Guarapuava, o professor avalia que o município é um “celeiro produtivo em relação a atletas”. Não por sinal, o plantel é formado majoritariamente por jogadores oriundos da “terra do lobo bravo”, captados em bairros e campos, como é o caso da Arena Tancredão. “Onde realmente existe aquele jogador que a gente vê que tem potencial grande para representar Guarapuava junto com o Batel”, diz Alex Rosa, destacando os talentos locais.

Aliás, ele cita que dois atletas guarapuavanos, que estão no Batel, foram convidados a fazer teste no Cruzeiro (MG): Felipe Gabriel e Eliezer.

“Foi bom, fizemos um bom desempenho. Infelizmente, não conseguimos ficar”, conta Felipe, jovem atacante de 16 anos. “Mas jogamos de igual para igual”.

A dupla ficou uma semana em Minas Gerais, na Toca da Raposa I, com atividades intensas todos os dias.

Treino do Batel na semana de estreia no Paranaense Sub-17 (Foto: Redação/Correio)

FILOSOFIA
À época de jogador, Alex Rosa atuava na posição de volante/lateral, com estilo defensivo e de forte marcação.

“Os meus times são do mesmo jeito que eu jogava: guerreiros, que sempre buscam o resultado. Essa é a filosofia de trabalho”, destacando que a ofensividade não é deixada de lado.

Para o zagueiro/volante e capitão do time batelino, Bruck (16 anos), esse estilo caiu como uma luva. “É bem puxado, é de outro nível, entendimento”, destacando que se encaixa bem na filosofia de jogo do técnico.

ADVERSÁRIO
Tanto Felipe Gabriel quanto Bruck avaliam que será um jogo difícil na estreia contra o Operário. Mas o Rubro-Negro da Baixada está pronto para encarar o oponente deste sábado. “Tá focado”, afirma Bruck.

“Operário é time muito grande. Mas o Batel também é grande. Vai dar um bom jogo”, complementa Felipe, acrescentando que o campeonato será difícil.

Segundo o técnico batelino, a preparação tem sido forte para alcançar a vitória, com treinos à tarde; além de trabalho regenerativo e de fisioterapia dos jogadores em instituto parceiro do projeto. “O clube tem esse cuidado com o atleta”, diz Alex.

Na sua avaliação, o adversário ponta-grossense é o que se mostra mais competitivo do Grupo B nessa 1ª fase.

SUB-20
Sob comando do técnico Eduardo Lopes, o Batel também trabalha o Sub-20, cuja estreia no campeonato da categoria será somente em maio. Mas a equipe já tem compromisso neste fim de semana, quando representará o município de Guarapuava nos Jogos Abertos do Paraná, em Quedas do Iguaçu.

“Acredito que será um time competitivo. E Guarapuava estará bem representada com esse grupo”, avalia Alex Rosa, acrescentando que a participação é fruto de parceria com a Prefeitura de Guarapuava.

Felipe Gabriel e Bruck são revelações guarapuavanas do Batel (Foto: Redação/Correio)

TRAJETÓRIA
Alex Basílio Rosa trabalhou nos principais clubes do Espírito Santo, sendo que o último foi o Nova Venécia. Este é um time que tem Richarlisson (da Seleção Brasileira e do Everton-ING) como embaixador. Alex foi técnico do Sub-20 e atuou também na gestão do clube capixaba.

O treinador está em Guarapuava a convite do vice-presidente do Batel, Toninho Paraná. “É um novo desafio. Junto com a comissão técnica atual, voltar novamente o Batel onde ele nunca deveria ter saído”, diz Alex Rosa, destacando que o planejamento é aproveitar atletas da base batelina para a equipe profissional.

Deixe um comentário