Livro de Nadifa Mohamed aborda história sobre a Segunda Guerra Mundial que ninguém contou

Obra vencedora do Betty Trask Prize, “Menino mamba-negra” explora o conflito e seus impactos nos países da África Oriental

Entre 1939 e 1945, a Europa foi o palco principal do que hoje é considerado o maior conflito da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Mas as tensões ultrapassaram as fronteiras europeias, e a guerra deixou seu rastro de morte e destruição em vários lugares do mundo, entre eles, o norte da África.

Na obra “Menino mamba-negra”, publicada pela Tordesilhas Livros, a autora somali-britânica Nadifa Mohamed inspira-se na história do próprio pai, que foi marinheiro mercante pela Grã-Bretanha, para contar a jornada de Jama, um garoto de dez anos que se vê sozinho no mundo após a morte inesperada de sua mãe.

Mesclando romance histórico com contos de aventura, a jornada do protagonista começa em 1935, na cidade portuária de Aden, no Iêmen. Munido apenas de um amuleto recheado com cem rúpias deixado pela mãe, o menino decide gastar as escassas economias na busca pelo pai que nunca conheceu.

Assim se inicia a diáspora de Jama de mais de mil léguas até o Egito. De trem, caminhão, navio e, principalmente, a pé, o garoto passa de uma cidade para outra e se depara com as forças fascistas italianas que controlam partes da África Oriental. Durante essa peregrinação, ele é apanhado pela indiferente e opressora máquina da guerra e testemunha cenas de grande brutalidade, mas também profunda humanidade.

Capa da edição brasileira (Foto: Reprodução)

ESTREIA

Publicada originalmente em 2010 e enviada para os mais de 30 mil associados da TAG Inéditos em novembro de 2021, a obra é a estreia de Nadifa Mohamed no mercado literário. Com ela, a autora ganhou o prêmio Betty Trask, foi cotada para o Prêmio Orange e indicada aos prêmios Guardian First Book, Dylan Thomas, John Llewellyn Rhys e PEN/Open Book Award.

Em 2013, Nadifa foi nomeada pela revista britânica Granta como uma das melhores jovens romancistas britânicas e, em 2021, foi finalista do Booker Prize com o livro “The fortune men”, que será publicado em breve no Brasil pela Tordesilhas Livros. Com tradução de Marina Della Valle, o projeto gráfico foi assinado pela designer Letícia Quintilhano, também responsável pela capa de “O pomar das almas perdidas”, outra obra de Nadifa, publicada em nova edição em outubro pela casa editorial.

Sob o viés somali, “Menino mamba-negra” evidencia como os conflitos da Segunda Guerra Mundial em território africano foram cruéis e os impactos para seus povos. No entanto, se por um lado a narrativa é marcada por passagens difíceis, onde Jama tenta escapar da violência, da fome e da morte, por outro, Nadifa Mohamed acrescenta pequenas doses de esperança por meio de um lirismo cativante, fazendo da obra a celebração vibrante e comovente da história da própria família.

AUTORA

Nadifa Mohamed nasceu em Hargeisa, Somália, em 1981, e cresceu no Reino Unido. Estudou história e política no St. Hilda’s College, Oxford.

Atualmente, ela mora em Londres. “Menino mamba-negra”, seu primeiro romance, foi publicado originalmente em 2010.

EDITORA

Dedicada à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade ao revisitar com originalidade autores consagrados, revelar obras de tradições pouco conhecidas, descobrir o novo em passados remotos e selecionar na criação de hoje o que está fadado à perenidade. Ao mesmo tempo, persegue o apuro na produção dos livros, nossa marca registrada. Com edição rigorosa, tradutores renomados e design gráfico elegante e funcional, buscamos tornar a leitura uma experiência única.

Através de cuidadosa curadoria editorial, a Tordesilhas explora o melhor de cada um dos livros publicados, sempre em busca de talentos que possam dialogar com um público amplo sem perder a qualidade narrativa. Além dos clássicos, revisitados com criatividade, publicamos romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia. Também estão no radar da Tordesilhas escritores nacionais e internacionais que investiguem temas contemporâneos, capazes de nos ajudar a compreender mutações aceleradas do século XXI.

SERVIÇO

O livro “Menino mamba-negra” está em pré-venda AQUI.

*****Confira amostra do livro AQUI

Deixe um comentário