Região Norte tem mais times na edição 2022 do Paranaense da 2ª Divisão

Na geografia do futebol o Norte se sobressai na Divisão de Acesso, mas em campo é preciso ver se quantidade faz a diferença na briga pelas duas vagas do acesso para a elite do futebol paranaense em 2023

A região Norte do Paraná domina a edição 2022 do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão de futebol, a popular Divisão de Acesso. Pelo menos, do ponto de vista quantitativo.

Afinal, o Norte tem quatro representantes na competição que inicia neste domingo (10 abr 2022): Apucarana Sports, Aruko Sports Brasil (de Maringá), EC Laranja Mecânica (Arapongas) e PSTC (Cornélio Procópio/Londrina). Vale um adendo: como o Norte se confunde com o Noroeste, pela proximidade geográfica e cultural entre as cidades, a reportagem preferiu ampliar a abrangência.

Assim, Maringá (que seria formalmente no Noroeste) é vista neste espectro junto com os municípios de Arapongas (Norte Central), Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) e Apucarana (Centro-Norte). E um detalhe curioso: o centro de treinamento do PSTC é em Londrina, mas este clube formador manda seus jogos em Cornélio Procópio, no Estádio Ubirajara Medeiros. Por sinal, leva o nome de PSTC Procopense.

A segunda região com mais equipes na Segundona 2022 é o Oeste: Foz do Iguaçu FC, Toledo EC e Verê FC. Seguindo a mesma lógica, fusão de Oeste (Foz na tríplice fronteira e o Toledo) e Sudoeste (Verê).

Já Região Metropolitana de Curitiba (Andraus Brasil), Centro-Sul (Prudentópolis FC) e Sul (AA Iguaçu) têm apenas um representante cada.

Na geografia do futebol o Norte se sobressai na Divisão de Acesso, mas em campo é preciso ver se quantidade faz a diferença na briga pelas duas vagas do acesso para a elite do futebol paranaense em 2023. No ano passado, São-Joseense (RMC) e União Beltrão (Sudoeste), ambos fora do Norte, carimbaram o passaporte para a 1ª Divisão.

PRIMEIRA RODADA
A 1ª rodada da Segundona 2022 tem os seguintes jogos, neste domingo (10), às 15h30:

  • Andraus Brasil x Aruko Sports Brasil, em Campo Largo, Estádio Atílio Gionedis;
  • AA Iguaçu x Laranja Mecânica, em União da Vitória, no Estádio Municipal Antiocho Pereira;
  • Apucarana Sports x Foz do Iguaçu FC, em Apucarana, no Estádio Mun. Olímpio Barreto (antigo Bom Jesus da Lapa);
  • PSTC x Prudentópolis FC, em Cornélio Procópio, no Estádio Mun. Ubirajara Medeiros;
  • Toledo EC x Verê FC, em Toledo, no Estádio Mun. 14 de Dezembro.
Deixe um comentário