Com gol de pênalti na prorrogação, Chelsea vence Palmeiras e conquista Mundial de Clubes da Fifa

O embate foi disputado na tarde deste sábado (12 fevereiro), horário de Brasília, no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dabi

O Palmeiras jogou bem (até certa altura do jogo), mas deu a lógica. Chelsea campeão do Mundial de Clubes da Fifa e o Alviverde continua sem título mundial (dependendo da ótica do torcedor, com gozação e tudo). O embate foi disputado na tarde deste sábado (12 fevereiro), horário de Brasília, no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dabi.

No tempo normal, Romelu Lukaku (aos 54 minutos), pelos Blues, e Raphael Veiga (aos 64 min.), pelo lado palestrino, marcaram e deixaram a partida empatada em 1 a 1.

No primeiro tempo, apesar da maior posse de bola do Chelsea, o Palmeiras foi a equipe que mais se aproximou de abrir o placar. Em contra-ataque, aos 26 minutos, o atacante Dudu recebeu de Zé Rafael e bateu à esquerda do goleiro Édouard Mendy. Com pouca criatividade, os ingleses assustaram aos 46 minutos, em uma cabeçada para fora do brasileiro Thiago Silva.

Após o intervalo, os Blues foram mais assertivos, saindo à frente no marcador em uma cabeçada do belga Lukaku, aos 9 minutos. Em seguida, seis minutos depois, o zagueiro Thiago Silva colocou a mão na bola em uma disputa com o paraguaio Gustavo Gómez e o árbitro australiano Chris Beath marcou pênalti após ser acionado pelo árbitro de vídeo. O atacante Raphael Veiga bateu e deixou tudo igual.

Assim, o jogo precisou ir para a prorrogação, que foi dominada de ponta a ponta pelo time inglês.

Mas o gol do título saiu apenas aos 117 min, em pênalti bem batido por Kai Havertz – o zagueiro palmeirense Luan tocou a bola com a mão, segundo revisão do VAR. Final: 2 a 1, Chelsea campeão pela primeira vez na história do Mundial.

EXPULSÃO

Nos acréscimos da prorrogação, aos 20 minutos, o zagueiro Luan fez falta em Havertz, que estava quase penetrando na grande área. Como o zagueiro era o último jogador de linha, acabou tomando o cartão vermelho e consequentemente sendo expulso.

JEJUM

O time brasileiro não conseguiu quebrar o jejum de uma equipe sul-americana e tampouco repetir o feito do Corinthians, em 2012, quando o Timão bateu o mesmo adversário inglês (1 a 0). Aquela foi a última ocasião em que um não europeu ficou com a taça. Desde então, venceram Bayern (duas vezes), Real Madrid (quatro vezes), Barcelona e Liverpool.

O resultado dá sequência à chacota que acompanha os palmeirenses a cada fracasso na busca pelo troféu intercontinental. Muitos deles consideram a glória na Copa Rio de 1951 uma conquista da maior grandeza, algo que nunca impediu os rivais de fazer troça, apontando que o clube da zona oeste paulistana não tem Mundial.

TORCIDA

Em maior número nas arquibancadas do estádio árabe, que recebeu pouco mais de 32 mil torcedores, os palmeirenses lamentaram o revés, mas aplaudiram os atletas ao fim da partida. Embora não deem tanta importância ao torneio, os londrinos festejaram.

FICHA TÉCNICA

CHELSEA 2 X 1 PALMEIRAS

CHELSEA – Mendy; Christensen (Sarr), Thiago Silva e Rudiger; Azpilicueta, Kanté, Kovacic (Ziyech) e Hudson-Odoi (Saúl); Mount (Pulisic), Havertz e Lukaku (Werner). Técnico: Thomas Tuchel

PALMEIRAS – Weverton; Gómez, Luan e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael (Jailson) e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga (Atuesta), Dudu (Rafael Navarro) e Rony (Wesley). Técnico: Abel Ferreira

GOLS – Lukaku, aos 9, Raphael Veiga (pênalti), aos 21 minutos do segundo tempo. Havertz, aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação.

ÁRBITRO – Chris Beath (Austrália)

CARTÕES AMARELOS – Wesley, Atuesta

CARTÃO VERMELHO – Luan

PÚBLICO – 32.871

RENDA – Não divulgada

LOCAL – Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dabi

Deixe um comentário