Liga de Futebol de Guarapuava passará a ser regional

Em evento realizado na noite de quinta-feira (3), a entidade apresentou o projeto para 2022 e anunciou novidades, como a gestão de todo o complexo do estádio Waldomiro Gelinski

Em uma noite de divulgação de muitas novidades, a Liga de Futebol de Guarapuava (LFG) apresentou à comunidade esportiva o calendário de competições para o ano de 2022. O evento que reuniu autoridades, representantes de entidades e clubes também serviu para a Liga prestar contas dos últimos cinco meses de trabalho.

Entre os principais anúncios está a transformação da LFG em uma Liga Regional. Ao CORREIO, o presidente da entidade, Fernando Guiné, destacou esta conquista. “Nós pensamos macro, não estamos disponibilizando nosso tempo para um projeto pequeno. E um dos anúncios importantes foi a transformação da nossa liga em liga regional de futebol, abrangendo 31 municípios. Então vai ser um trabalho muito grande, desafiador. Por isso nós temos tantos parceiros. Os objetivos são muito grandes”, afirmou.

Outra grande novidade é que a gestão dos estádios Waldomiro e Miguel Gelinski passará a ser feita pela Liga. “Provavelmente, dentro do nosso projeto, o Miguel Gelinski vai ser a casa do futebol feminino”.

Para as categorias de base foi firmado um acordo entre a Liga e o 26º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) para uso do campo. Outra parceria é com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Guarapuava, que será responsável pela gestão e execução das ações relacionadas à disciplina desportiva.

O vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Idu Marcelo Blaszczak, estava presente no evento e comentou sobre a importância dessa regionalização. “O Fernando vem com um pensamento inovador de fazer a liga regional com várias cidades envolvidas, não só Guarapuava, e isso para o desenvolvimento do futebol amador no Paraná é muito importante. Guarapuava é o centro do Estado e tem muitos municípios que não conseguem devido à burocracia, fazer toda a parte de documental, e a Liga tomando frente e trazendo essas cidades para dentro da Liga de Guarapuava, será uma liga regional é muito forte”, destacou.

Representantes de alguns clubes da cidade acompanharam a apresentação do projeto, entre autoridades presentes (Foto: Redação)

CLUBES
Representantes de alguns clubes da cidade acompanharam a apresentação do projeto e se animaram com a possibilidade do crescimento da Liga. À frente do América, no Residencial 2000, José Divonzir Lima, mais conhecido como Professor Miranda, comenta que pretende inscrever o time. “Essa é a ideia. Nós já tivemos mais de 150 alunos em nossa escola de futebol. O desejo é trazer todas as categorias. Mas vamos ver lá na frente”, conta.

Itamar de Oliveira, presidente da Associação Esportiva Recreativa Nacional, do bairro Alto da XV, vê com bons olhos o trabalho da Liga e acredita que pode fortalecer o esporte na região. Apesar de ter perdido muitos recursos na pandemia, ele vai tentar reorganizar o time para disputar os campeonatos.

Para o diretor executivo do Danúbio, Luciano Ducat, o projeto apresentado para o futebol amador é um resgate da categoria em Guarapuava. “Eu gostei muito do envolvimento das entidades. E o Danúbio, pra nós, é uma satisfação participar desta retomada. Nosso foco será muito forte nas categorias de base, são as crianças”. Esse será também o foco das atividades da Liga neste ano.

COMPETIÇÕES
Todos os campeonatos organizados pela Liga serão realizados entre março e agosto de 2022. O de Futebol 7 (35+/ 45-55 anos) terá arbitral no dia 18 de fevereiro e o início previsto é para o dia 1º de março.

Já as categorias de base (sub 11,13 e 15) terão o arbitral em 25 de fevereiro e o início das competições em 5 de março. No feminino a previsão de início é para 13 de março; o arbitral ocorre no dia 4 do mesmo mês.

O amador e juvenil terão um pré-arbitral em 11 de março e a competição deve ter o primeiro jogo em 8 de maio.

Deixe um comentário