‘Pitanga caminha a passos largos para o desenvolvimento’, diz prefeito

Chefe do executivo municipal, Maicol Callegari Barbosa (PSD) fala ao CORREIO sobre o crescimento de Pitanga e o planos futuros para a cidade

Um dos principais municípios do Centro do Paraná, Pitanga vem trilhando um caminho de desenvolvimento nos diversos setores nos últimos anos. Hoje é palco de obras importantes que beneficiam a população local e da região, como a construção do Hospital Regional de Pitanga e os investimentos nas PR 466 e PR 239, via de ligação a Mato Rico que está recebendo R$ 89,4 milhões para pavimentação de 43 km.

Em entrevista ao CORREIO, o prefeito Maicol Callegari Barbosa (PSD) destacou o potencial de crescimento de Pitanga. “Assumi em 2017 com a missão de transformar e melhorar todos os aspectos, desde a saúde, educação, infraestrutura rural e urbana, e estou muito contente com os resultados que conseguimos nestes cinco anos. Pitanga vem crescendo e se destacando em nossa região”, afirmou.

INVESTIMENTOS

A visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em novembro do ano passado, animou a administração em relação ao avanço nas obras do Hospital Regional. Conforme o Dr. Maicol, Pitanga tem uma grande parceria com os governos estadual e federal, e a vistoria das obras feita pelo ministro traz confiança para a retomada dos trabalhos. “Uma obra que não atenderá apenas nosso município, mas toda a região central do Paraná, onde encurtará distâncias e salvará vidas, além da melhoria da saúde pública e o desenvolvimento da região”, destacou o prefeito.

Maicol lembra que mesmo recebendo recursos destinados pelo governo do Estado e Federal, Pitanga tem obras sendo executadas com recursos exclusivos do município e que atendem várias demandas, não apenas da saúde, como pavimentação e reformas em escolas.

Na educação, ele aponta que o município realiza investimentos desde os primeiros anos até a educação profissionalizante. O objetivo é propiciar uma estrutura de qualidade aos alunos, professores e funcionários. “Investimos em material didático para todos os alunos, uniformes, cursos para os professores, além de reformas em todas as escolas dos municípios. Recentemente, recebemos as carretas do conhecimento com cursos gratuitos de eletricidade básica residencial e mecânica automotiva, onde conseguimos bons resultados. Também realizamos cursos gratuitos para os MEIs”. 

AGRO

Município com uma economia fortemente ligada ao agronegócio, Pitanga tem desde pequenos até grandes produtores. A diversificação é um ponto forte, produzindo grãos, leite, carne e derivados. 

“A escoação agrícola é uma de nossas preocupações. Sabemos que a produção agropecuária é um dos pilares de nossa economia e, por isso, nosso serviço de manutenção de estradas rurais não para, realizamos manutenções frequentemente visando atender aos produtores e facilitar o escoamento”, assegura Maicol.  

FUTURO

À frente do município nos últimos cinco anos, Maicol vê Pitanga em um bom ritmo de desenvolvimento, evoluindo muito e em pouco tempo. A intenção do gestor é entregar o município bem estruturado para que haja sequência no crescimento. “Desde as estradas rurais, em questões urbanas, onde pretendemos pavimentar 100% das ruas; na saúde, o nosso Hospital Regional em funcionamento; construção de novas escolas, programas de habitação popular, fomentar mais o nosso turismo onde Pitanga é um grande berço de belezas naturais, e principalmente, alavancar a nossa geração de emprego, atraindo novas empresas e fomentando as que já estão instaladas”, lista. 

Pelos 78 anos de história, o prefeito parabeniza todos os moradores de Pitanga. “Fazer parte da história de Pitanga é uma bênção. Sinto orgulho dessa cidade abençoada que acolhe a todos, terra de gente feliz, honesta e batalhadora que luta diariamente e constrói o desenvolvimento de nosso município. São 78 anos de muitas histórias e conquistas, e nós estamos semeando ações para colher as conquistas, buscando no presente, o futuro de Pitanga. Parabéns a toda população que faz do coração do Paraná a sua morada”.

Deixe um comentário