História do primeiro guitarrista da Legião Urbana ganha luz em livro escrito por André Molina

Em “Música Urbana: O Início de uma Legião”, o jornalista André Molina resgata os bastidores da fundação da Legião Urbana a partir de entrevistas realizadas durante mais de 13 meses com Kadu Lambach

Antes de Dado Villa-Lobos, havia Kadu Lambach. O primeiro guitarrista da Legião Urbana não foi o nome que se tornou conhecido na clássica formação ao lado de Renato Russo nos vocais, Renato Rocha, o Negrete, no baixo e Marcelo Bonfá na bateria.

Pouca gente sabe, mas Kadu esteve num curto período na Legião ocupando o posto de guitarrista, antes da gravação do primeiro álbum de estúdio. É uma fase de primórdios da famosa banda de Brasília, nos anos de 1980.

Mas agora a trajetória desse músico curitibano, que morou na Capital Federal e conheceu o líder da Legião, ganha luz com o lançamento da obra “Música Urbana: O Início de uma Legião”, do jornalista André Molina.

Aliás, quem estiver em Curitiba nesta sexta-feira (28) poderá participar de uma sessão de autógrafos a partir de 17h, na Biblioteca Pública do Paraná. Entrada gratuita. O evento ainda terá um bate-papo e um pocket-show com Lambach. Protocolos sanitários como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social e a higiene das mãos com álcool seguem sendo obedecidos.

Em “Música Urbana: O Início de uma Legião”, Molina resgata os bastidores da fundação da Legião a partir de entrevistas realizadas durante mais de 13 meses com Kadu Lambach, apelidado de “Eduardo Paraná”, durante sua passagem por Brasília, entre o final dos anos 1970 e o início dos 80.

Além desses depoimentos, o livro conta com documentos guardados pelo guitarrista por mais de 30 anos. Entre eles um texto de apresentação da banda escrito por Renato Russo e uma letra do compositor que não foi concluída. O prefácio é assinado por Carmen Manfredini, irmã do cantor.

Segundo o site “Eduardo Paraná”, os relatos do livro retratam o período de fundação da mitológica banda e a gravação do primeiro álbum da Legião Urbana. Inclusive, a informação é de que a banda foi formada por Lambach, Renato, Marcelo Bonfá (bateria) e Paulo Paulista (teclados), outro personagem pouco mencionado. Como todos sabem, a formação clássica e que gravou discos nos anos de 1980 tinha Renato (voz), Dado Villa-Lobos (guitarra), Renato Rocha (baixo), o Negrete, e Bonfá (bateria).

O jornal Correio Braziliense publicou, em 2021, que Paraná foi convidado a participar da Legião pelo próprio Russo, em 1982, após o vocalista ouvir o guitarrista tocar no grupo instrumental Boca Seca. “A curta permanência de Lambach na banda é atribuída ao fato de, por possuir uma boa formação musical, não ter se adaptado à estética proposta pelo punk rock, identificada pela utilização de três acordes”, diz a reportagem.

Após deixar a Legião, o guitarrista acompanhou Belchior, Baby do Brasil e Olívia Hime, entre outros; tocou com o grupo de jazz Aria Tribo; e chegou a gravar com o lendário baixista norte-americano Stanley Clarke, além de lançar o bem avaliado LP “Last blues” nos anos de 1990.

O músico paranaense mantém-se em plena atividade em Curitiba, onde voltou a morar há algum tempo. Além de continuar compondo e desenvolvendo projetos, tem feito apresentações tocando blues, jazz e pop rock.

Eduardo Paraná e o jornalista (Foto: BPP)

IMBRÓGLIO
Como tudo que envolve a Legião, “Música Urbana: O Início de uma Legião” teve de enfrentar uma longa batalha na Justiça até ser lançado no ano passado. Hoje a obra está à venda na internet. “Esse livro está pronto desde 2014. Isso foi uma barra pra gente que queria levar esse material a todo mundo”, disse Lambach durante bate-papo registrado no canal do YouTube “Toca Cultural”, com o jornalista André Molina e a irmã de Renato Russo, Carmen Manfredini.

Em resumo, o livro teve seu lançamento adiado por sete anos, após um problema judicial envolvendo outra editora que chegou a lançar a obra de maneira pirata.

Em outro episódio, Lambach e Molina também foram até o Rio de Janeiro e conversaram com Giuliano Manfredini, filho do Renato, que gostou e aprovou o livro, dando seu apoio moral ao projeto.

O autor explicou que o material sobre a Legião surgiu a partir de outra publicação dele, “O divã do rock brasileiro”, que reúne entrevistas com vários nomes do rock oitentista. “Fiz um novo contato com o Kadu para ele abordar o Rock de Brasília. E, após a publicação e entrevistas, ele me deu uma ideia: ‘pô, Molina, você podia fazer um livro com a minha história na Legião Urbana’. E eu pensei: não, não posso deixar de passar essa oportunidade”.

SERVIÇO
O livro “Música Urbana: O Início de uma Legião” (R$ 39,9) pode ser adquirido por meio do site https://eduardoparana.com.br/

********Com informações da AEN e assessoria

Deixe um comentário