Guarapuava registrou 88,8 mm de chuva neste domingo (16), aponta Simepar

Conforme o Simepar, algumas cidades da região também tiveram chuvas expressivas neste domingo. Em Guarapuava houve pontos de alagamento

A chuva que atingiu Guarapuava e algumas cidades da região neste fim de semana causou danos em vias e residências com necessidade de acionamento do Corpo de Bombeiros para desobstrução de ruas e corte de árvores.

Em consulta aos meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o CORREIO apurou que em Guarapuava foram 88,8 mm de chuva ao longo do dia. O número foi registrado pela estação meteorológica de Entre Rios.

Conforme o meteorologista Samuel Braun, houve uma chuva expressiva na região, mas são chuvas de verão e localizadas, ou seja, variam de quantidade de um município para outro. Em Pinhão, por exemplo, foram menos de 3 mm.

No entanto, em Turvo, a chuva com granizo e vento causou estragos em casas e provocou alagamento e queda de árvores. Alguns moradores precisaram de lonas doadas pela Prefeitura para amenizar os danos nas casas que foram destelhadas.

Município de Turvo foi afetado pela temporal (Foto: Blog do Elói)

OCORRÊNCIAS
O sistema do Corpo de Bombeiros de Guarapuava registrou quatro acionamentos ao longo deste domingo (17). De acordo com a Corporação, foram dois alagamentos e dois cortes/poda de árvore. As ocorrências foram registradas no Centro e na Vila Carli.

PREVISÃO
De acordo com a projeção do Simepar, Guarapuava terá uma semana chuvosa. A maior probabilidade é na quinta-feira (20), com 96% e precipitação acumulada de 31.5 mm. A temperatura máxima para esta semana varia entre 30° C e 17°C.

MÉDIA HISTÓRIA
O Simepar observou e divulgou nesta segunda-feira (17) a anomalia, que é a diferença entre a média histórica e chuvas registradas, referentes ao mês de janeiro. Segundo o Sistema, essas anomalias estão negativadas em todas as estações do Simepar, no entanto, isso ainda pode mudar até o final do mês.

Em Guarapuava, a média histórica de janeiro é de 185,3 mm, e até o momento foram observados 161,0 mm até agora. A anomalia é de 24,3.

Deixe um comentário