Depois de quase dois anos, Azul retoma operações em Guarapuava

De acordo com o prefeito Celso Góes, os investimentos do município para manutenção do espaço e adequações foram feitos com foco no desenvolvimento da cidade e da região

A tarde de quarta-feira (22) marcou a retomada dos voos comerciais da Azul Linhas Aéreas em Guarapuava depois de quase um ano e nove meses da suspensão dos serviços em função da pandemia da Covid-19.

Os primeiros passageiros que desembarcaram no Aeroporto Regional Tancredo Thomas de Faria vieram de diferentes partes do país. Maria de Fátima Melchiori chegou de Goianésia, no estado de Goiás. “Vim visitar minha tia e primos. A gente reservou a passagem e foi bom demais porquê de Curitiba pra cá é muito cansativo. Também já comprei as passagens de volta”, disse.

Já a família de Ralf Karly preparou uma festa com direito a balões e cartazes de boas-vindas. “Ele perdia um dia inteiro pra se deslocar, tendo que ficar às vezes em Curitiba, hoje ele vem direto pra Guarapuava”, declarou feliz a esposa Ingrid Karly. O produtor rural tem negócios no Piauí e precisa viajar constantemente. “Facilita bastante, evita esse trajeto que era pra ir até Curitiba, agiliza muito. É sensacional ser mais rápido”, disse.

De acordo com o prefeito Celso Góes, os investimentos do município para manutenção do espaço e adequações foram feitos com foco no desenvolvimento da cidade e da região.

 “É um orgulho pra gente ver que todo o esforço tem valido a pena. Nosso aeroporto é uma janela para o mundo para promover o turismo, novos negócios, crescimento e renda. Estamos muito felizes com a retomada dos voos”, declarou.

Às 15h30, o avião ATR72 partiu lotado em direção a Campinas (SP). Sávio Denardi, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, afirma que a retomada dos voos cumpre a missão de encurtar distâncias e conectar lugares e pessoas.

“Esse é um ótimo instrumento que nos liga com o Brasil e o mundo, deixa a gente mais próximo dos grandes centros, ajuda muito o turismo, as empresas que precisam de mão de obra específica, o ensino com o intercâmbio, por ser um veículo mais rápido e confortável. É um pedido da sociedade e uma conquista importante para todos nós”, afirmou.

Entre os passageiros estava o médico Pedro Pires, morador de Belo Horizonte (MG), que retornava para casa depois de visitar a irmã em Guarapuava. “É sempre um desejo vir visitá-la e o problema é o tempo. A partir do momento que você tem um voo de conexão com Campinas, dá para vir mais vezes pra cá, da mesma forma que espero a visita dela lá em BH”, comentou.

Janete comprou as passagens em outubro. Junto com o marido e os filhos, partiu com destino a Goiás, finalmente, para matar a saudade da família. “Nós viajamos no primeiro voo da Azul em Guarapuava, mas infelizmente parou tudo nesse período. Agora vamos aproveitar os serviços. Depois de dois anos, vamos poder estar com a família, comemorar com eles o Natal e o Ano Novo”, comemorou Janete Costa.

AMPLIAÇÃO

Na terça-feira (21), o assessor da presidência da Companhia Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, esteve em Guarapuava reunido com o prefeito Celso Góes e anunciou a ampliação da quantidade de voos ofertados a partir de março de 2022.

Assim, a Azul passará dos atuais três voos semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras, para voos diários no ano que vem. “A partir de março vamos ofertar voos diários e tarifas a partir de R$ 278 por trecho, mais a taxa de embarque, ligando Guarapuava a Viracopos, que é nosso maior ramo de conexões”, declarou, na oportunidade.

“Que bom que nós temos isso, é uma oportunidade única para que possamos ir para outros estados com mais facilidade”, comemora o engenheiro de alimentos, Fernando Caetano Maria.

CERTIFICAÇÃO

No período em que não foi possível operar os voos comerciais, o Aeroporto passou por adequações técnicas e uma vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para conquistar a certificação operacional definitiva.

“Nós nos dedicamos para atender todas as necessidades e normas no que diz respeito à aviação comercial regular. Recentemente tivemos inspeção para a certificação operacional definitiva em que fomos aprovados, sem ressalvas, pendências ou não conformidades. Prova de que nosso aeroporto está totalmente apto para operar com segurança, conforto e qualidade”, afirmou o superintendente do aeroporto, Adriano Volkweis.

VOOS

Campinas – Guarapuava

Segundas, quartas e sextas

Saída: 12h30

Chegada: 14h

Guarapuava – Campinas

Segundas, quartas e sextas

Saída: 15h30

Chegada: 17h

Deixe um comentário