Até o mês de outubro, Guarapuava tem saldo positivo de quase 3 mil novas vagas de trabalho

Os dados consolidados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes aos meses de janeiro a outubro, mostram que apenas no mês de maio, durante o pior momento da pandemia, o número de demissões foi o mesmo que o de contrações

Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas em 2021, o município de Guarapuava manteve a tendência de crescimento dos postos de trabalho.

Os dados consolidados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes aos meses de janeiro a outubro, mostram que apenas no mês de maio, durante o pior momento da pandemia, o número de demissões foi o mesmo que o de contrações. O saldo nos dez primeiros meses foi de 2.949 novas vagas. Comparando a 2020, quando foram abertas 1.355 vagas, o número é mais que o dobro de empregos gerados.

“Isso mostra que a melhor forma de enfrentar uma crise é investindo, se reestruturando e mantendo a determinação de estimular novos negócios. Queremos uma indústria e um comércio cada vez mais fortes e o poder público vai fazer a sua parte para incentivar os empreendedores guarapuavanos oferecendo crédito e qualificação”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi.

De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador de Guarapuava, Cézar Prestes, o saldo positivo foi puxado pelas contratações feitas por empresas exportadoras e pela recuperação do comércio. “Com a alta do dólar, as empresas que trabalham com mercado internacional contrataram mais para dar conta da produção. O comércio também foi responsável por boa parte das novas vagas, demonstrando forte recuperação nesse período, em comparação com o ano de 2020, aumentando consideravelmente o número de guarapuavanos que vão terminar o ano com a carteira assinada”.

Os dados consolidados dos meses de novembro e dezembro ainda não foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.

AGÊNCIA
A Agência do Trabalhador, que intermedia as contratações, superou os 21 mil atendimentos, incluindo orientações realizadas de forma presencial. Destes, mais de 8 mil foram direcionadas a buscas por vagas de emprego ou para realização de entrevistas. “Mesmo com as dificuldades e riscos gerados pela pandemia, a equipe se manteve firme para atender aos guarapuavanos, contribuindo para a recuperação da nossa economia, realizando parcerias e divulgando os programas que estimulam a contratação de jovens aprendizes, como o Cartão Futuro, e de pessoas com deficiência”, finaliza Cezar.

RECESSO
Até o dia 3 de janeiro de 2022, a Agência do Trabalhador de Guarapuava estará em recesso administrativo. Nesse período, quem precisar dos serviços pode acessar o site: www.justiça.pr.gov.br, onde encontra também a Carteira de Trabalho Digital.

Deixe um comentário