Observador técnico do Grêmio-RS estará em Guarapuava no dia 4 de novembro para captação de jogadores

Os grandes clubes do Brasil estão de olho em Guarapuava. Principalmente nos jovens talentos para o futebol.

Na próxima quinta-feira (4 novembro), o observador técnico do Grêmio-RS, Ederson L. Schwingel, estará no terceiro planalto paranaense para selecionar atletas (dos 7 aos 17 anos de idade) ao time de Porto Alegre. A “peneira” será feita a partir de 8h30 da manhã na Toca do Lobo, sede do Guarapuava Futebol Clube.

A expectativa é receber em torno de 250 atletas, que serão observados e avaliados durante as atividades com bola. As inscrições estão abertas para todos os jogadores da região, sem custos. Inclusive, duas vans sairão de União da Vitória trazendo meninos para essa seletiva na “terra do lobo bravo”.

Segundo o presidente do Guarapuava FC, Paulo Vogt, a parceria com o Imortal Tricolor surgiu graças à ligação que o captador de talentos Joares Miguel Soares, o Joares Manco, tem com o time gaúcho. Antes de ser contratado pelo Paulinho, como é conhecido, Manco trabalhou oito anos na base do Grêmio; sem contar o bom relacionamento desse “olheiro” com outras agremiações brasileiras.

“O Grêmio faz dias tem pedido para fazer essa avaliação, porque ele já sabe do nosso potencial, os atletas que estamos trazendo de todo o Brasil. Nós vamos disputar o Efipan, na categoria Sub-14 dia 20 de janeiro, em Alegrete (RS), onde vamos jogar contra Palmeiras, Grêmio, Inter… são dez clubes”, explica Paulinho, em entrevista ao CORREIO.

O dirigente conta que é a primeira vez que o Guarapuava FC participará do Efipan, que não é um campeonato qualquer. “A gente quer estar, no mínimo, entre os quatro melhores. Essa é a nossa missão”, acrescentando que o time guarapuavano também estará na edição de junho de 2022. Em resumo, duas participações no ano que vem.

Por isso, Paulinho viaja por todo o país captando talentos para reforçar seu clube. Aliás, ele acredita na seleção de meninos do próprio Guarapuava FC para o Grêmio, nessa avaliação do dia 4 de novembro. “A gente pode fechar contrato agora, mas só vou liberar após o Efipan”.

(Arte: Reprodução)

E não tem segredo para a escolha de um jovem talento. “Tudo vai depender do bom futebol”, explica Paulinho, destacando que o captador identifica, com seu olhar técnico, o atleta que está preparado.

Como exemplo, Vogt conta que, nesta semana, chegaram sete meninos do Mato Grosso para completar o elenco guarapuavano. O goleiro, de 14 anos, tem 1,92 m. “Quando o Grêmio viu a foto dele, já ligaram pra gente. Dia 8, tenho de apresentá-lo lá no CT do Grêmio. Querem o menino de qualquer jeito”.

Hoje os grandes clubes trabalham com equipes de “olheiros” espalhados nos quatro cantos do Brasil. “Cada ‘olheiro’, cada captador tem a sua região, seu Estado que opera”, afirma o presidente.

AMISTOSO
Além da avaliação pela manhã, o dia 4 de novembro também é reservado para um amistoso entre o Sub-14 do Guarapuava FC, que está sendo montado para o Efipan, e o Atlético de Telêmaco Borba. A partida será no campo da Madeirit, às 16h.

PALMEIRAS
No dia 9 de dezembro, o Palmeiras vem para Guarapuava em busca de talentos locais. Será mais um processo de seleção de meninos. “Eles sabem que aqui, dentro de Guarapuava, hoje tem muita qualidade de atletas”, diz Paulo Vogt.

SERVIÇO
As inscrições para a avaliação do dia 4 de novembro podem ser feitas pelos telefones (42) 9 9801-2249 e (42) 9 8443-3044. Categorias: 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

É sem custos; mas precisa levar 1 kg de alimento na data do evento. O presidente do Guarapuava FC explica que os clubes não podem cobrar para fazer “peneiras”. “É ilegal fazer qualquer tipo de cobrança financeira”, alerta.

Deixe um comentário