Agentes de endemias fazem levantamento de índices de infestação pelo mosquito da dengue

Neste ano, a cidade registrou 113 focos, com maior incidência na Vila Bela e em Entre Rios

Desde a semana passada até a próxima sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde de Guarapuava está fazendo um trabalho de coleta de amostras de larvas para a medição dos índices de infestação do mosquito da dengue na cidade. Esse é o 5º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti ) realizado em 2021. As informações servem para determinar ações de controle e conscientização. Neste ano, a cidade registrou 113 focos, com maior incidência na Vila Bela e em Entre Rios.

“A dengue nunca para, mas com o verão chegando, ela é uma questão que precisa de mais atenção, pois é nessa época que os números de focos e casos tendem a subir. Essa coleta que nós fazemos é para nós termos ciência de como está a situação do município, afirmou a coordenadora e supervisora de campo, Sabina Cury.  

A Agente de Combate de Endemias, Rosa de Fátima Kraus Sidor, visitou as casas na área central da cidade, para observar os quintais e pátios e orientar o moradores: “É bom sair para olhar o quintal uma vez por semana, tem que estar sempre atento a possíveis lugares que acumulem água como: potes, pneus, garrafas, pratinhos de vasos de planta. Se isso não é feio, em pouco dias a sua própria casa pode virar o principal foco de dengue do bairro”, explicou a agente.

DIA DE FINADOS

No dia 2 de novembro a equipe também vai realizar uma ação de prevenção no Cemitério Municipal, mas as orientações dos agentes servem para todos que levam arranjos para ornamentar os túmulos.

“Se for possível, a pessoa deve optar por vasos ou outros recipientes que não acumulem água, pois estes podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da Dengue, febre do Chikungunya e Zika vírus. A orientação é que se dê preferência à compra de flores plantadas em vasos, tomando o cuidado de depositá-los diretamente sobre os túmulos, sem o invólucro de celofane”. 

Para denúncias e dúvidas, ligue 156 na Ouvidoria Geral da Prefeitura de Guarapuava, ou acesse a própria página da Ouvidoria.

******Informações da Secretaria de Comunicação (Secom).

Deixe um comentário