Morre o historiador guarapuavano Murilo Walter Teixeira

Em nota publicada no domingo (26), a Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac) lamentou o falecimento do guarapuavano

O guarapuavano Murilo Walter Teixeira (84 anos), um dos guardiões da memória da famosa “terra do lobo bravo”, faleceu neste domingo (26).

Fundador e membro da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac), Murilo também era responsável por manter o arquivo histórico do seu pai, Benjamin C. Teixeira,  exposto no museu Casa Benjamin C. Teixeira. 

O guarapuavano era cirurgião dentista de formação – pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), curso concluído em 1963 -, mas dedicava-se, desde a sua aposentadoria, à cultura e história guarapuavana. 

De acordo com a Academia, Murilo recebeu o título de Cidadão Benemérito de Guarapuava, em 2001, fez parte do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, foi membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de Guarapuava e constantemente colaborava com comissões culturais do município. 

REPERCUSSÃO

Membro da Alac, o professor Claudio Cesar Andrade lamentou o falecimento de Murilo e ressaltou a importância do guarapuavano.

“Seu estilo de Confrade amigo em tom paternal ficará para sempre inesquecível. Após cada encontro você reforçava: ‘não esmoreça Confrade’. Pois bem, sempre te ouvi e, por isto, a resiliência nunca me abandonou. Vá em paz meu Confrade amigo, porque aqui você honrou sua passagem e nos deixou muitos legados”, afirmou. 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, afirmou que essa foi a perda de um “guarapuavano ilustre”. “Dedicou parte de sua vida na preservação da história da nossa cidade colecionando objetos, livros, cartas. Ele também fundou a Casa Benjamin Teixeira, que leva o nome de seu pai, para que o acervo histórico ficasse disponível à visitação de quem quisesse falar sobre história e cultura”. 

ADEUS

Murilo Walter Teixeira foi velado na Câmara Municipal de Vereadores e sepultado no Cemitério Municipal Central de Guarapuava, nesta segunda-feira (27). (Reportagem: Redação; foto: Arquivo/IHG). 

Deixe um comentário