Campanha de conscientização sobre o câncer bucal ocorre neste mês nas UBSs, em Guarapuava
Estão sendo promovidas, durante todo esse mês de novembro, ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava para conscientizar da população sobre o câncer bucal. A campanha denominada “Novembro Vermelho” é feita com o apoio dos alunos de Odontologia da Centro Universitário Guairacá. O dia D da mobilização será realizado na próxima quinta-feira (11) na praça 9 de dezembro, no Centro, com avaliações e orientações feitas por profissionais da área.
A mobilização enfatiza a prevenção, reforçando a importância dos cuidados precoces e de um diagnóstico antecipado de lesões malignas no trato bucal para se evitar complicações. Assim, os pacientes podem ser encaminhados para os tratamentos adequados; para ser atendido nas UBSs não é necessário agendar.
Em 2019, a campanha foi oficializada pelo Governo do Paraná e segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como meta reduzir a incidência de câncer, em cerca de 25% até 2025, por meio da prevenção.
SINAIS
O câncer bucal geralmente apresenta alguns sinais como lesões na cavidade oral ou nos lábios, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou bochechas, além de nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Os grupos de pessoas mais suscetíveis a desenvolver essa doença são aqueles que:
– Fumam
– Foram expostas ao vírus HPV
– Fazem uso de próteses dentárias mal adaptadas
– Apresentam excesso de Gordura Corporal
– Consomem bebidas alcoólicas regularmente
– Se expõem a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, cereais, têxtil e couro, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxicos;
Praticar hábitos saudáveis é o melhor caminho para a prevenção, além de manter uma boa higiene bucal e reduzir ou não consumir bebidas alcoólicas e cigarro. A indicação também é consultar com um dentista ao menos uma vez por ano.