Número de furtos e roubos cai no 1° semestre na região de Guarapuava

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a 7ª Aisp teve queda de 32,88% nos roubos e de 7,83% nos furtos, em comparação com o 1° semestre de 2020

Dados divulgados na terça-feira (24) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) indicam que a 7ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), que tem Guarapuava como sede, registrou queda no número de furtos e roubos no primeiro semestre de 2021. 

Em comparação com o mesmo período de 2020, a redução dos furtos consumados foi de 7,83% – 123 ocorrências a menos. Entre janeiro e junho deste ano, foram 1.447 furtos, contra 1.570 do ano passado. Segundo a Sesp, abril foi o mês com maior volume de ocorrências, totalizando 254, e junho o menor, com 217.

A redução foi ainda mais significativa nas situações de roubos, já que a retração atingiu 32,88% na 7ª Aisp. É importante ressaltar que esse tipo de crime ocorre apenas quando há violência ou ameaça à vítima. 

Os dados mostram que foram contabilizados 147 casos no primeiro semestre de 2021, 72 a menos que no período anterior. O mês com maior número de ocorrências foi janeiro, com 41 roubos; junho, com 14, teve o menor.

VIOLÊNCIA

No mesmo sentido, a região de Guarapuava teve uma redução de 17,09% nos crimes de lesão corporal. Em números gerais, foram 194 casos a menos do que no primeiro semestre de 2020.

A queda, inclusive, vem ocorrendo desde o primeiro mês deste ano, quando foram contabilizadas 217 ocorrências de lesão corporal; depois, gradualmente foi caindo, até chegar a 112 em junho – foram 941 nos seis meses. 

De forma mais tímida, a diminuição dos crimes de ameaça foi de apenas 4,12%. Foram 1.397 neste ano contra 1.457 do período em comparação – 60 casos a menos. 

Outros crimes com redução na 7ª Aisp foram os contra a dignidade sexual (-7,58%) e contra a administração pública (-15,94%).

PARANÁ

O Paraná registrou 6.886 ocorrências de furtos e roubos a menos no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Sesp.

Isso representa redução média de 38 ocorrências desses crimes por dia nos seis primeiros meses deste ano. Somadas as modalidades de furtos e de roubos, de janeiro a junho deste ano foram 85.907 ocorrências, contra 92.793 do ano anterior – uma queda de 7,4%.

O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirma que a integração entre as forças de segurança e as ações estratégicas têm sido fundamentais para a redução destes índices.

“Nosso trabalho com as forças de segurança estaduais é integrado, pautado em muito estudo para entender os principais pontos da criminalidade, aliado ao planejamento estratégico e ações de inteligência para combater diretamente o foco do problema. Não só para reduzir a criminalidade, mas para aumentar a segurança dos paranaenses”, diz o secretário. 

Ele destaca a presença constante das polícias estaduais em todas as regiões, realizando grandes operações que resultam na melhoria dos índices criminais.

ÁREA INTEGRADA

A 7ª Aisp, que tem sede em Guarapuava, contempla os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.

******Com informações da Agência de Notícias do Paraná (ANPr)

Deixe um comentário