Rotary Club de Guarapuava Lagoa entrega R$ 186 mil em equipamentos para Hemocentro Regional

A ação foi possível a partir da aprovação de um projeto de subsídio global no ano passado. Ao todo, o clube garantiu a liberação de US $32.500,00

A solenidade contou com a presença do governador do distrito 4640, Edison de Castro Pagnozzi; diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza; diretor do Hemocentro Regional Guarapuava, Fernando Guiné; secretário executivo do Município de Guarapuava, Daniel Frahm; secretário de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza; vereador Paulo Lima; chefe da 5ª Regional de Saúde, Eliane de Cácia Harmuch; Tenente-Coronel Cristiano Silva Vilela, representando o comandante do 26° GAC; presidente do Rotary Club de Guarapuava Lagoa, Reinaldo Juliani; Major Jakson Busnello, representando o 16º Batalhão da Polícia Militar; presidente do Rotary Club Guairacá, Luci Longo; membros do Rotary Lagoa, servidores do Hemocentro Regional Guarapuava e imprensa.

A ação foi possível graças à aprovação de um projeto de subsídio global no ano passado. Ao todo, o clube de serviços garantiu a liberação de US $32.500,00. Os recursos são provenientes da aprovação de um subsídio global da Fundação Rotária (sediada nos Estados Unidos), vinculada ao Rotary Internacional. O projeto apresentado pelo Rotary Lagoa foi intitulado Projeto Global para Reequipamento do Hemocentro Regional Guarapuava e contou com apoio do Rotary Club Sangli – D 3170, da Índia, além do próprio clube local, cada um responsável pela destinação de parte da verba.

O dinheiro liberado foi utilizado para compra de computadores, armários, mesas, cadeiras, poltronas modernas para os doadores, refrigeradores, micropipetas e homogeneizadores de plaquetas. 

Segundo o governador do Distrito 4640, Edison de Castro Pagnozzi, projetos na área de saúde como este, dão uma grande visibilidade para o clube perante à comunidade. “Isso é maravilhoso para o Distrito. Nesse ano rotário, conseguimos a aprovação de seis projetos de subsídio global e 22 projetos distritais. Apesar da pandemia, fechamos a gestão com chave de ouro”, comemorou.

Para a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, a doação do Rotary é um ganho muito grande não só para o Hemocentro Regional Guarapuava, mas para toda a Hemorrede, pois os equipamentos doados vão substituir e ampliar os atendimentos. “Esses equipamentos substituídos serão realocados em Curitiba para reparos e encaminhados a outras unidades. Portanto, o Rotary não ajudou apenas o Hemocentro Guarapuava, mas toda Hemorrede, com suas 23 unidades. Isso não tem preço”, comemorou. 

Segundo Liana, o Hemocentro Guarapuava também passa a contar com quatro poltronas de coleta. Desta forma, serão mais doadores atendidos, ampliando o nosso estoque para atender melhor os hospitais da região. O excedente será enviado para Curitiba e disponibilizado para toda a Hemorrede do Estado. No Paraná, atendemos 325 hospitais, portanto, há uma necessidade muito grande de hemocomponentes”, observou.

Liana relatou que não sabia da atuação do Rotary nessa área da saúde. “Eu conhecia o Rotary por outras ações, em outros campos. No que diz respeito a projetos para doação de equipamentos a estabelecimentos de saúde foi o diretor Fernando Guiné que nos trouxe essa possibilidade. Apoiamos a ideia e o resultado dessa parceria foi maravilhoso. Gostaria de agradecer esse entendimento de todos os envolvidos, porque a gente sabe que é do Estado a responsabilidade de manter a estrutura, mas estamos enfrentando dificuldades históricas e também a pandemia, portanto, precisamos desse olhar, dessa união de várias forças por um bem comum, que é ajudar o próximo. Portanto, o sentimento é de gratidão”, disse a diretora do Hemepar.

Os responsáveis pela elaboração do projeto de subsídio global por parte do clube guarapuavano, Celso Fracaro, Fernando Guiné e Djalma Fonseca Caldas Neto, explicaram que o projeto para equipar o Hemocentro envolveu muitas pessoas: todos os companheiros do Rotary Lagoa, o Hemocentro, o Distrito 4640, o clube da Índia, o Rotary Internacional e a Fundação Rotária. “Agradecemos imensamente o apoio de todos, em especial toda atenção do governador do Distrito 4640, Edison de Castro Pagnozzi e do presidente da Fundação Rotária do Distrito 4640 e presidente do CADRE (Consultores Técnicos da Fundação Rotária), Névio Úrio”, destacou Celso Fracaro. 

Para Fracaro, o dia é de agradecimento. “Estamos felizes porque fizemos o que podíamos para atender a nossa comunidade. O Rotary tem como objetivo principal servir. E o servir, nesse projeto, terá como consequência, o atendimento a uma população de 500 mil habitantes e, além disso, os equipamentos substituídos servirão para outras unidades. Acredito que a nossa missão como Rotary foi cumprida. Estamos felizes e agradecidos pelas parcerias, apoio e compreensão da Fundação Rotária para poder beneficiar a comunidade. Vale destacar também que esse é o primeiro projeto global que um Rotary de Guarapuava recebe. Se houvesse outro projeto parecido, na época eram chamados de subsídios equivalentes. Portanto, o primeiro projeto global é do Rotary Club de Guarapuava Lagoa, o que muito nos orgulha”, observou.

Para o presidente do Rotary Club de Guarapuava Lagoa, Reinaldo Juliani, essa foi uma conquista muito importante para o clube, principalmente para o Hemocentro e mais ainda para a população atendida em toda região. “Articulamos esse projeto, corremos atrás de parcerias, conseguimos a aprovação da Fundação Rotária. Foi um trabalho árduo, idealizado em 2017, no final da gestão do companheiro Busnello, sendo elaborado na gestão do Valduga, executado na gestão do Cieslack e agora, na minha gestão, foi feito a compra e a entrega dos equipamentos”, relembrou.

Fernando Guiné, que ocupa o cargo de diretor do Hemocentro e faz parte do Rotary Lagoa, disse que o sentimento é de gratidão. “Queremos agradecer ao Rotary Internacional, nesse caso específico, o Rotary Club de Guarapuava Lagoa, o esforço do nosso governador distrital, Edison Pagnozzi e de todas as pessoas que trabalharam diretamente nesse processo. Sou muito grato aos companheiros do Rotary Lagoa, que identificaram essa demanda e após anos de trabalho fizeram, hoje, a entrega dos equipamentos, que terão uma abrangência muito grande, beneficiando servidores, doadores e o usuário final, do ponto de vista da qualidade do armazenamento e outros fatores técnicos. Além disso, teremos a redistribuição dos equipamentos que foram substituídos, pois serão repassados à Hemorrede. Então, além da nossa macrorregião, composta por mais de 500 mil habitantes, outras unidades do Hemepar serão beneficiadas por esse projeto global do Rotary Lagoa”.

Para Guiné, nada disso seria possível sem a determinação dos companheiros do clube, o apoio de várias entidades e parceiros, como a Unicentro e autoridades do Rotary, como o governador Edson Pagnozzi e Celso Fracaro. “Com todo esse apoio, a caminhada de construção do projeto, que não é tão simples, tornou-se mais suave. Foi uma somatória de esforços que possibilitou esse resultado fantástico”, comemorou.

Deixe um comentário