Ilustrador guarapuavano colabora com o RPG cuiabano ‘Célula Selvagem – Testamento da Terra’

RPG é um tipo de “Jogo de Interpretação de Papéis”, muito popular na comunidade nerd. Confira esta e outras notas sobre cultura e entretenimento na edição de 31 de maio da coluna

O ilustrador guarapuavano Kauê Daiprai emprestou seu talento para o projeto cuiabano “Célula Selvagem – Testamento da Terra”, um livro de regras do RPG.

Recentemente, Kauê utilizou suas redes sociais para revelar a novidade e compartilhar seu trabalho. “Fui responsável por ilustrar os cenários e criaturas da cidade de Cuiabá durante um ‘Eco-Apocalipse’”, explica, em sua página pessoal.

O “Célula Selvagem – Testamento da Terra” foi desenvolvido pela Pahca Games. Nesse projeto, o jogador assume o papel de um sobrevivente em um Ecoapocalipse desencadeado por S.A.R.A.H (Ser Artificial Restrito ao Aprendizado Humano), que se descontrola e submete o estado de Mato Grosso a dinastia da natureza. Utilizando sua alta tecnologia de bio-crescimento avançado, transforma a capital do Estado numa verdadeira ruína selvagem: cerrados desérticos, planícies alagadas e florestas densas tomam conta de tudo.

Assim, os jogadores e jogadoras devem tentar sobreviver num mundo selvático, recheado de perigos, belezas e surpresas, constantemente vigiados pelo olhar de S.A.R.A.H.

Na parte de ilustrações, os artistas responsáveis são Kauê Daiprai e Andrés Bazan. Mas a ideia original e criação do livro é de Caio Ribeiro, que contou com Mauricio Mota nas artes gráficas e diagramação; entre outros profissionais. Ribeiro e Pahblo Smorcinski assinam a autoria da obra.

Exemplo de ilustração do artista guarapuavano para o projeto (Foto: Reprodução)

RPG
O termo RPG vem do inglês Role-Playing Game, que significa “Jogo de Interpretação de Papéis”, em tradução livre. Na forma tradicional, jogadores se reúnem em torno de um tabuleiro ou similar para assumir personagens, que variam de acordo com o tipo de sistema. Geralmente, um “mestre” fica responsável por criar a história, orientando os participantes.

RPG 2
O livro digital “Célula Selvagem – Testamento da Terra” acompanha todos os manuais e regras, a história do jogo e 1ª a campanha oficial. O projeto conta ainda com um app de gerenciamento de fichas para tornar a criação de personagens e atualização de dados mais eficaz. Mais informações AQUI.

Artista
O trabalho de Kauê Daiprai já foi tema de reportagem exclusiva do jornal Correio do Cidadão. Em 2018, os leitores puderam saber um pouco mais de sua trajetória em texto, fotos e vídeo. O interesse de Kauê pelo universo da ilustração começou na infância. Com 8 anos, ele foi matriculado num ateliê de desenho e estudou durante pouco mais de um ano nesse ambiente. Em seguida, ele acabou deixando em “stand by” sua vocação para o universo ilustrado. Somente aos 19 anos de idade, Daiprai retomou o gosto pela coisa, durante sua estadia nos Estados Unidos, onde morou dos 17/18 anos até os 21. Na volta ao Brasil, ele passou a se dividir entre Guarapuava e Curitiba.

*************vídeo sobre a produção de Kauê, em 2018:

Cardume
A oferta de plataformas de streaming vem crescendo a cada dia. Seja acesso pago ou gratuito. Uma das opções é a Cardume, serviço especializado em curtas e médias-metragens produzidos de maneira independente no Brasil. A assinatura custa a partir de R$ 5 e o espectador tem à disposição mais de 200 produções. “Além de retornar boa parte da verba arrecadada com as assinaturas para es produtores dos filmes, a plataforma também promove ações de fomento, formação e impulsionamento do audiovisual nacional”, diz o projeto. Acesse cardume.tv.br

Rádio
Em 31 de maio de 1958, o então presidente Juscelino Kubitschek fazia o discurso de inauguração da Rádio Nacional de Brasília, a primeira de uma capital federal que nem havia sido fundada. Exatamente 63 anos depois, a emissora segue na tradicional frequência 980 AM, ensaia a expansão da programação para o FM e cresce na internet.

Rádio 2
Além de ter parte da programação veiculada na Rádio Nacional FM (rádio fundada em 1976 e que pode ser sintonizada na frequência 96.1 FM em Brasília), a programação da Rádio Nacional de Brasília está sendo exibida na faixa 87.1 FM em São Paulo, Belo Horizonte e Recife desde o dia 7 de maio. Esta frequência está na chamada banda estendida FM, viabilizada com o desligamento analógico de canais de televisão, que ocupavam uma parte do espectro das rádios. Os aparelhos de rádio mais modernos já pegam a faixa estendida a partir de 76.1 MHz.

Internet
Não é só pelas ondas do rádio que a Nacional tem chegado à casa dos ouvintes. Por meio do site (https://radios.ebc.com.br/) e do aplicativo Rádios EBC, a Nacional de Brasília também alcança internautas. Dados do Google Analytics, ferramenta de monitoramento de audiência na internet, apontam que a página do player da rádio é uma das mais acessadas no site.

Cine Passeio
Até o dia 6 de junho, o Cine Passeio recebe a Mostra de Cinema do Mia Cara 2021. A Mostra traz como tema “Viva a Itália em sua Casa” e está disponível para o público de forma gratuita, que poderá acompanhar as exibições na plataforma streaming do Cine Passeio. Acesse http://www.cinepasseio.org/

Cine Passeio 2
Com curadoria conjunta de Marden Machado e Antonio Cava, a Mostra de Cinema do Mia Cara 2021 reúne nomes como os de Federico Fellini, Ettore Scola, Enrico Maria Salerno, Mateo Zoni, Pietro Marcello, Roberto Ardò, Matteo Garrone e Silvio Soldini.

Podcast
Já está no ar o primeiro episódio do Podcast da OSP, um novo espaço de conexão entre público e Orquestra Sinfônica do Paraná. O programa é apresentado por Analaura de Souza Pinto, pianista da OSP, e Sebastião Interlandi Jr., flautista da Orquestra. A dupla premiada de músicos, que já apresentou o programa Sarabanda, na TV Educativa, retoma a parceria para este projeto especial.

Conteúdo
No primeiro episódio, o público poderá conhecer os bastidores do momento histórico que culminou na criação da Orquestra Sinfônica do Paraná. A convidada especial deste episódio é Eleni Betes, fundadora-mãe da OSP. Eleni é violinista aposentada e foi a principal responsável pela movimentação que deu origem à orquestra.

Proposta
A proposta do Podcast da OSP é, ao longo de seus episódios, tratar temas variados relacionados à música. De relatos atuais à história musical, do cotidiano de profissionais da música até aspectos da primeira orquestra sinfônica do Estado. O Podcast estará disponível nas redes sociais da OSP, assim como nas principais plataformas de podcasts:

Spotify: open.spotify.com/show/0SuO8Wnkpiq2GK7hY48NM3

SoundCloud: soundcloud.com/podcast-da-osp

Deezer: www.deezer.com/br/show/2678552

Deixe um comentário