Frio atinge Guarapuava e região com mínima estimada em 3º C

A previsão de novas chuvas é apenas para o próximo final de semana, com temperaturas um pouco mais altas

O frio chegou com tudo na famosa “terra do lobo bravo” nesta segunda-feira (24). Os termômetros registraram mínima de 3° C, e a tendência é que o tempo gelado continue nos próximos dias.

O motivo da queda brusca na temperatura foi a passagem de uma frente fria seguida de uma massa de ar polar que afetou principalmente a região Centro-Sul do Estado, incluindo os municípios de Guarapuava, Pinhão, Cantagalo, Pitanga e Palmital.

Mas, com o frio a população de Guarapuava está acostumada. A grande preocupação é a incidência de chuvas que possam causar danos na região, como foi no último sábado (22).

A boa notícia é que a massa de ar frio atuante torna o clima mais estável, adiando as chuvas. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) estima uma pequena precipitação apenas para a próxima sexta-feira (28).

O acúmulo para essa data não deve passar dos 5 mm, cerca de um quarto do valor do último sábado, e as rajadas de vento podem chegar aos 49 km/h. A temperatura mínima é estimada em 13° C.

Já o sábado (29) mostra uma realidade diferente. A previsão de precipitação para o dia 29 é de 24,3 mm. No entanto, esses números devem ser mais precisos a partir de quinta-feira.

GEADA
Sobre as chances de geada para a região, a nebulosidade prevista para terça-feira (25) impede a incidência do fenômeno. Segundo o Simepar, houve registro de geada na região de Guarapuava nesta segunda-feira (24).

A umidade do ar deve cair na terça, ficando entre 44% e 64%, mas volta a subir a partir de quarta-feira (26).

Dessa forma, a previsão indica que a semana será marcada pelas baixas temperaturas e o tempo estável, com risco de chuvas apenas nos últimos dias.

Deixe um comentário