Editora publica no Brasil material bonelliano desenhado por Pedro Mauro

Recém-criada, em outubro de 2020, a Trem Fantasma tem sete títulos em seu catálogo, com destaque para material da Sergio Bonelli Editore, Enrique Breccia, Tito Faraci, Carlos Trillo, entre outros

Pela primeira vez, uma HQ desenhada pelo brasileiro Pedro Mauro para a Bonelli será publicada na terra natal do artista. A editora por trás dessa façanha é a Trem Fantasma, casa editorial recém-criada no Brasil.

Conhecido ultimamente pela trilogia de faroeste em parceria com Carlos Estefan – “Gatilho”, “Legado” e “Redenção” -, o paulista Mauro comemora em 2020 seus 50 anos de carreira. A partir de 2014, esse desenhista iniciou sua parceria com o roteirista Gianfranco Manfredi na mítica casa italiana Sergio Bonelli Editore (a mesma que publica Tex, Zagor, Dylan Dog, entre tantos).

Uma dessas aventuras produzidas pela dupla Manfredi/Mauro chega de maneira inédita ao mercado de gibis no Brasil: “Mugiko”. Trata-se de um título da coleção bonelliana “Le Storie”, que traz sempre histórias completas com forte ambientação histórica.

“Encarcerado na Sibéria, o prisioneiro Ivan Ivanovič foi o soldado mais frio, determinado e preciso da União Soviética. Seu problema? A falta de respeito pelos superiores e pelo partido. Mas quando a Pátria Vermelha precisar novamente de seus serviços, você poderá chamá-lo pelo codinome MUGIKO, o agente secreto mais mortífero, sedutor e… cínico que o mundo já viu”, diz a sinopse.

Enfim, é uma intrincada trama de espionagem e aventura saída da mente genial de Gianfranco Manfredi e soberbamente ilustrada por Pedro Mauro.

Originalmente, “Mugiko” foi publicado em 2017 na Itália pela Bonelli. E será o primeiro trabalho internacional de Mauro editado para o mercado brasileiro. A previsão de lançamento é dezembro de 2020, mas já está em pré-venda no site da Trem Fantasma, em combo com outra obra (https://editoratremfantasma.com.br/loja/).

Página de “Mugiko”, fumetti da Bonelli que chega agora ao Brasil pela editora Trem Fantasma (Foto: Reprodução)

MAIS UM
Além de “Mugiko”, a editora brasileira também está em pré-venda de “Sangue e Gelo”, quadrinho produzido por Tito Faraci e Pasquale Frisenda.

Previsto também para dezembro deste ano, esse fumetti é descrito como uma mistura de Tolstói e Lovecraft em uma narrativa sobrenatural de guerra, magistralmente ilustrada por Pasquale Frisenda.

“Para conter as tropas de Napoleão, o Czar Alexandre I devastou seu próprio território, condenando as forças francesas e a população russa à fome em meio ao inverno rigoroso. Neste cenário, os homens do Capitão Lozère e a jovem Nadia precisarão encontrar abrigo, embora não saibam que o sangue que encharcou o solo gélido despertou um mal ancestral, faminto por vidas e almas”, diz a sinopse.

Além da história integral, em preto, branco e vermelho, a edição brasileira traz ilustrações extras e uma arte inédita de Frisenda.

TÍTULOS
Mas a lista de publicações da Trem Fantasma tem ainda mais cinco títulos, porém ainda sem previsão de lançamento: “El Sueñero – O Sentinela dos Sonhos”, por Enrique Breccia; “Morgan”, por Hugo Pratt; “Ninguém”, por Carlos Trillo e Alberto Breccia; “Cromáticas”, por Jorge Zentner e Rubén Pellegero; e “Fulù”, por Carlos Trillo e Eduardo Risso.

Dessa lista, um dos destaques é “Ninguém” (“Nadie”, no original), que estava fora de catálogo há mais de 40 anos. Saiu há pouco na Argentina uma nova edição; e, no Brasil, será a segunda edição mundial.

EDITORA
A editora Trem Fantasma foi idealizada por cinco amigos apaixonados pelas histórias em quadrinhos – Sérgio Barretto, Marcello Fontana, Guido Moraes, Lillo Parra e Lucas Pimenta – com o objetivo de publicar obras nacionais e estrangeiras inéditas no Brasil ou há muito fora de catálogo.

Planejada desde 2018, a Trem Fantasma inicia suas atividades em outubro de 2020. Estreia também um formato inovador de consumir HQs: o primeiro clube de quadrinhos do Brasil a disponibilizar obras adultas e inéditas, o Clube Trem Fantasma, em que o assinante recebe, antes de todo mundo e com desconto especial, um pacote com o último lançamento, acompanhado de itens exclusivos.

Deixe um comentário