‘Vizinha Boa’ ultrapassa a marca de 4,3 mil visualizações

Depois de ser obrigado a abandonar seu Fusquinha querido, Adir agora está sossegado. Não é para menos, já que ele mora num lugar com vizinhança de respeito. Tudo graças a uma boa vizinha, que é um amor de pessoa. Afinal, quem não gostaria de morar próximo da Polly Lima? Só que ela não dá bola pro marmanjão e ele termina essa história do mesmo jeito que começou: sem nada.

Dependendo do ponto de vista, tudo isso seria trágico; caso fosse um episódio real. Mas trata-se tão somente do videoclipe da música Vizinha Boa, uma composição do artista gaúcho, mas radicado em Guarapuava há mais de 30 anos, Adir Zanovello. Depois do sucesso do hit De Fusquinha não vou (2014), o músico de sonoridade sertaneja/gauchesca retorna ao audiovisual com mais uma investida no humor.

Cheia de trocadilhos e com muito sex appeal, Vizinha Boa é um clipe em que Adir mostra novamente seus dotes dramáticos ao viver um personagem atormentado pelos atributos físicos de sua vizinha. Aliás, a tal boa é a apresentadora de TV Polly Lima, em uma participação especial no material produzido pela Gravobem, do produtor e diretor Sergio da Matta.

Eu levei a ideia do roteiro para o Sergio [Sergio da Matta, diretor] e sentamos para discutir, com contribuição da Polly Lima, explica Zanovello, acrescentando que a apresentadora era amiga apenas nas redes sociais. É uma menina fantástica, que possibilitou uma química boa em cena. É difícil contracenar quando você se depara com alguém que não colabora, o que não foi o caso nesse trabalho.

01 (2)

Como no clipe De Fusquinha não vou, quando atuou ao lado de seu filho João Paulo, Zanovello achou por bem ele mesmo voltar a protagonizar o material, encabeçando as cenas mais cômicas do novo vídeo. Eu tenho esse lado do humor, já visto no clipe anterior [De Fusquinha não vou]. Estou criando um personagem nesse estilo.

Em clima de cinema mudo, o audiovisual lançado na última terça-feira (5) no canal de vídeos YouTube conta com as caras, bocas e gestos do protagonista para torná-lo um verdadeiro achado; sem falar no ritmo animado da música, que tem a batida acelerada de sertanejo. Claro, a tal vizinha chama atenção; mas é o clima de humor brega chique (nas palavras de Zanovello) que transformou o material em um verdadeiro hit na internet. Em apenas quatro dias, o clipe já passou de 4,2 mil visualizações, rompendo barreiras geográficas e repercutindo em outros estados.

Inclusive, o autor da música alterou parte da letra original para encaixá-la na visualidade das cenas. Segundo o artista, o clipe foi gravado em três sessões, entre novembro e dezembro de 2015, no bairro Santa Cruz. Sobre isso, uma curiosidade: a cena final só foi gravada quando o tempo estava ruim. Esperamos um dia de chuva para aquela sequência. É chuva de verdade, diz, entre risos.

01 (1)

ORIGENS
Apesar do sucesso de Vizinha Boa em 2016, a música tem mais de dez anos de história na carreira de Adir Zanovello. O artista conta que a composição foi criada e gravada em 2003, durante uma temporada de trabalho em Goioxim, um município a 76 km de Guarapuava.

E, antes que você pergunte, sim! A letra é baseada numa experiência vivida por Zanovello. A música é inspirada em uma vizinha que morava a 50 metros de mim, em Goioxim. Era uma jovem solteira que protagonizou uma cena antológica.

O músico se lembra de que, em um belo dia, a vizinha praticamente parou o trânsito. Segundo seu relato, ela vestia uma saia curta e subia a rua de chão onde Zanovello morava, quando um carro apagou diante da moça. Na hora, me veio a inspiração para compor os versos ‘Pertinho de casa, mora uma linda vizinha/o marido trabalha fora e ela está sempre sozinha’, explicando que a história é autobiográfica, mas com um pouco de imaginação. O difícil é saber onde começa um e termina o outro. Eu tive de me cuidar, naquela época, para não perder a cabeça!.

O restante da letra foi composto pelo cantor depois de uma noite de conversa e criação com dois amigos músicos. A primeira versão foi gravada em 2003; tempos depois, Zanovello registrou uma segunda versão para o CD solo Simples e Original, lançado quatro anos atrás.

10174928_657276387687250_257578311168587859_n
Adir Zanovello

O estouro mesmo veio a reboque do sucesso do clipe De Fusquinha não vou, que fez com que muita gente fosse atrás do trabalho de Zanovello. Minhas músicas começaram a tocar de maneira espontânea em vários estados brasileiros. Por exemplo, ‘Mariposa’ está sendo muito executada no interior de São Paulo, acrescentando que o pessoal queria um clipe dessa música. Mas achei que ‘Vizinha Boa’ tinha uma história imperdível.

Assim, nascia o segundo clipe de sua carreira, que ganhou alterações na letra da música e uma versão produzida por Sergio da Matta. A parceria com o Sergio é antiga e a gente se deu muito bem em ‘Vizinha Boa’. Não tenho do que reclamar.

Sem título
Zanovello, em cena do clipe

PRÓXIMO CLIPE
Embalado pela ótima repercussão de Vizinha Boa, Adir Zanovello já tem ideias para o terceiro clipe da carreira: Mariposa. Segundo ele, o material deve ser gravado e finalizado até o final do primeiro semestre deste ano.

A música está em sua quinta regravação, inclusive com uma versão em alemão, diz, acrescentado que os fãs vêm pedindo um clipe de Mariposa há algum tempo. Inclusive, Zanovello já tem em mente a atriz que fará par com ele na nova empreitada pelo universo cinematográfico. Mas não vai ser a Polly Lima. Na minha cabeça, vejo outro biótipo, com rostinho mais sapeca, para viver a personagem.

Texto: Cristiano Martinez
Fotos: Reprodução

https://www.youtube.com/watch?v=hO8tzbSZaf8