Revista ‘Calafrio’ resgata clássico do terror nacional

Na sua edição 56 a revista Calafrio vai resgatar um clássico do terror nacional da década de 1990: a série “Zona do Crepúsculo”, de Gian Danton e Bené Nascimento (hoje conhecido como Joe Bennett).

A série foi publicada em dois números da própria Calafrio e uma edição especial da mesma revista no início da década de 1990 e chamou atenção por trazer influência dos autores britânicos, que um pouco antes haviam revolucionado o terror nos comics americanos com revistas como Monstro do Pântano, Sandman e Hellblazer.

Essas histórias marcaram uma fase de maturidade no desenho de Bené e apresentaram ao mercado o texto de Gian Danton, centrado principalmente no terror psicológico.

monologo1

As histórias fizeram tanto sucesso que o então editor Rodolfo Zalla pediu mais uma para fechar a trama. Os autores resolveram contar a trajetória de Assad, o velho lojista que era um ponto em comum entre todas as narrativas. Essa história foi desenhada por Bené com pincel branco em fundo preto, uma técnica rara. Mas era a fase final da revista e essa trama acabou sendo publicada na primeira edição da revista Graphic Gótica – A Hora do Crepúsculo, da editora Nova Sampa.

Assim, essa é a primeira vez que essas histórias são publicadas na íntegra na Calafrio e também a primeira vez que são reunidas em um único volume.

A edição ainda traz outras HQs clássicas, biografia dos dois autores, texto de Gian Danton contando o início da parceria e amizade da dupla, e ainda a seção de capas clássicas.

calafrio56
A capa da nova edição da ‘Calafrio’

SERVIÇO
A revista Calafrio #56 tem 52 páginas ao preço de R$ 15. Os pedidos da edição e números atrasados podem ser feito pelo e-mail [email protected], aos cuidados de Daniel Saks.

Em Guarapuava, são três pontos de venda: posto Panorâmico (rodovia BR 277, km 338, sentido Curitiba); Prima Banca (avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri, 901, Sl 2, Superpão Hiper); e Gato Preto (rua Azevedo Portugal, 1.362, Centro). Mas, por enquanto, a revista ainda não chegou à cidade.


Texto: Assessoria, com edição
Fotos: Reprodução