Pesquisa aponta que cartórios têm um dos melhores índices de satisfação

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que os serviços notariais e registrais paranaenses têm um dos melhores índices de satisfação geral entre as instituições do Paraná, com nota de 8,2, em uma escala que vai de 0 a 10, em avaliação com pessoas que haviam acabado de ser atendidas por um cartório. Os dados mostram que o índice de satisfação com a confiança e a credibilidade dos serviços recebeu a nota 9,1, enquanto que a satisfação com a honestidade e a seriedade dos estabelecimentos ficou em 9,0. Mais de 90% das pessoas disseram também que se sentem seguras em relação às transações efetuadas em cartórios, e 96,1% afirmaram que os serviços notariais e de registro são importantes para a sociedade.

O que mais chama atenção são os altos índices de qualidade de atendimento registrados. Isso é reforçado pelo fato de que as pessoas ouvidas pela pesquisa tinham acabado de ser atendidas por um cartório, o que fortalece a conclusão final de que os cartórios são hoje a instituição mais bem avaliada perante a população do Paraná, analisa o diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo. Outro ponto importante é a preocupação da instituição em ouvir a população e utilizar os dados coletados como uma forma de nortear a continuidade do desenvolvimento da prestação desses serviços, conclui Hidalgo.

Para a realização da pesquisa, encomendada pela Anoreg-PR, foram ouvidos 1.306 cidadãos após o atendimento em um cartório, entre os meses de julho e agosto deste ano, em um planejamento estratificado de acordo com a atribuição do ofício e posição geográfica em 31 municípios, o que permite uma amostra representativa do Estado do Paraná com índice de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para resultados gerais. Acreditamos que os números mostram a determinação dos serviços notariais e de registro paranaenses em prover um serviço de credibilidade à sociedade, o que corresponde ao que os usuários de cartório encontram no dia a dia do atendimento, afirmou o presidente da Anoreg-PR (Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná), Robert Jonczyk.

NOVOS SERVIÇOS
Em consequência aos índices de satisfação e confiança registrados, a pesquisa constatou também que a população usuária paranaense acredita que os serviços notariais e registrais poderiam prover uma série de novos serviços. Para os entrevistados, a emissão de passaporte (39,9%), cédula de identidade (36,6%), carteira de trabalho (30,5%), além de outros documentos, poderia ser feita diretamente pelos cartórios extrajudiciais. No mesmo sentido, mais de 70% das pessoas ouvidas pela pesquisa afirmaram que os serviços perderiam qualidade caso sua administração fosse de responsabilidade do Poder Público.

MELHORIAS
A pesquisa apontou também os pontos que precisam ser melhorados, entre os quais está o desconhecimento de 85,1% da população usuária sobre a possibilidade de que procedimentos de cartórios podem ser realizados pela internet. Isso aponta a necessidade de que os serviços notariais e registrais paranaenses evoluam também no âmbito digital. A informatização dos cartórios extrajudiciais é uma realidade e um objetivo buscado pela Anoreg-PR. No entanto, dependemos da superação de alguns limitadores, uma vez que qualquer inovação de nosso trabalho depende da regulamentação pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), explica o presidente da Anoreg-PR, Robert Jonczyk.

Outra questão levantada pela pesquisa é a de que 55,9% das pessoas disseram não saber qual o percentual de pagamentos de taxas e impostos que são devidas no valor pago aos cartórios, mas que cuja arrecadação é destinada exclusivamente para outras instituições públicas (como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI – e o Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário – Funrejus), ainda que muitas vezes isso represente parte significativa da quantia final.

SOBRE A ANOREG-PR
A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) é a entidade de representação dos titulares dos cartórios extrajudiciais no Paraná, reunindo cerca de mil ofícios em todo o estado, entre Tabelionatos de Notas, Tabelionatos de Protesto, Registros Civis, Registros de Imóveis e Registros de Títulos e Documentos. Atua como porta-voz da classe, bem como na sua qualificação técnica para que possa prestar melhores serviços aos usuários, e na difusão de informações ao cidadão, ainda desconhecedor da gama de serviços prestados pelo segmento. Mais informações pelo site da instituição.

Texto: Assessoria
Foto: Ilustrativa/EBC