Guarapuava registra menor mínima do ano; neve está descartada

A onda de frio intenso que está sobre o Paraná teve como efeito imediato uma marca recorde para Guarapuava em 2016. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), hoje (8) tivemos a menor temperatura mínima na terra do lobo bravo: -2,5º C. Isso confirma a previsão de termômetros abaixo de zero prevista anteriormente. Na verdade, vai mais além, pois esperávamos apenas 1º C negativo.

Quando os guarapuavanos levantaram nesta quarta-feira (8) para trabalhar, estudar ou fazer algo na rua, devem ter visto com espanto e admiração a paisagem glacial deixada pela geada da madrugada. A reportagem do CORREIO testemunhou a grama congelada, com ares de neve.

No entanto, a esperança pelo retorno da neve (como em 2013) ainda é remota. Pelo menos, nesta semana. A ocorrência de neve precisa de situações específicas, com uma série de peculiaridades que facilitem, por exemplo, a formação do ‘floquinho’. Por enquanto, o ar seco só permite a geada, explica a técnica em meteorologia Vanessa D’Ávila.

Ela ainda acrescenta que é difícil prever a ocorrência de um fenômeno como esse da neve com muita antecedência. É possível projetar somente com poucos dias antes do evento. Por isso, não dá pra afirmar que Guarapuava será novamente terra glacial nas próximas semanas ou até o fim do inverno (que nem começou ainda).

20160608_080557

O ar frio e seco avançou por todas as regiões paranaenses durante a madrugada de hoje e com isso provocou uma queda muito acentuada nas temperaturas em todos os municípios do Paraná.

A forte massa de ar e seco que se desloca sobre a região Sul do Brasil, além de favorecer o declínio das temperaturas também provocou a formação de geadas nas diversas áreas do Estado. Mesmo com o predomínio do sol, o tempo continua frio e com baixos índices de umidade do ar ao longo do dia.

MENOR TEMPERATURA DO ESTADO
No Paraná, houve registro de geadas na manhã/madrugada em uma ampla área que foi do sul da região norte (fracas, de baixadas) em direção ao sul, ao longo da divisa com Santa Catarina. Para as próximas 48h, o frio deve permanecer e causar geadas no Paraná, disse o meteorologista Cezar Gonçalves Duquia, em nota do Simepar.

À noite, a quarta-feira (8) será de temperaturas em queda expressiva, ou seja, o frio volta a ser rigoroso no Paraná.

A rede de estações meteorológicas automáticas do Simepar e do Inmet indicou uma manhã de frio intenso nos três estados do Sul. A estação meteorológica de General Carneiro registrou o menor valor em todo o Paraná: – 4,5º C.

20160608_080801

PRÓXIMOS DIAS
Se a previsão acertar, o dia de amanhã (9) deve registrar a menor temperatura mínima do ano em Guarapuava: -4º C; com o decorrer do dia, os termômetros se elevam e podem chegar à casa de 11º C. E, claro, com direito a geada. Afinal, a ocorrência desse fenômeno está prevista para os próximos dias.

Entre esta sexta-feira (10) e o domingo (12), a temperatura mínima deve oscilar entre -3º C e -2º C; ou seja, sempre no negativo. As máximas não passam de 12º C. Inclusive, a sexta segue com a previsão de forte resfriamento entre a madrugada e a manhã e a grande maioria das regiões seguem sujeitas à formação de geadas; já o fim de semana inicia com muito frio no Paraná e a previsão para a formação de geadas em áreas amplas no Paraná.

Texto e fotos: Cristiano Martinez