Detonautas apresenta turnê ‘A saga continua’ na quinta-feira

O período roqueiro tem sido promissor em Guarapuava. Na próxima quinta-feira (3), a banda Detonautas Roque Clube apresenta a turnê ‘A saga continua’ no palco do Pahy Centro de Eventos (rua Guaíra, 5.555, Centro). Os ingressos para o show estão sendo vendidos nas lojas do Grupo Superpão: os supermercados Hiper, Padre Chagas e Compre Mais; e no posto de combustível Superpão.

Dona de sucessos como ‘Outro Lugar’ e ‘Quando o Sol se for’, a banda surgida em 1997 no Rio de Janeiro está em turnê de divulgação do quinto álbum de estúdio intitulado ‘A saga continua’. O CD duplo tem 18 faixas inéditas e conta com os singles ‘Um cara de sorte’, ‘Acredite no seu coração’ e ‘Quem é você?’, além de incluir também uma versão da música ‘Sempre brilhará’, clássico do bluesman brasileiro Celso Blues Boy (1956-2012).

Muita coisa aconteceu no universo da música em 1997. Do fim do Soundgarden e das mortes de Chico Science e Notorious B.I.G. aos lançamentos dos celebrados primeiro disco acústico dos Titãs e de Transpiração Contínua Prolongada, trabalho de estreia do Charlie Brown Jr. Enquanto ciclos se encerravam, outros tinham início.

Em uma das inúmeras salas de bate-papo do precário início da internet discada no Brasil, os jovens Luis Guilherme e Eduardo Simão se encontraram. E a simples pergunta de Luis (Alguém aí toca algum instrumento?), respondida em seguida por Eduardo, foi a semente para a transformação total da vida de ambos – Tico Santa Cruz e Tchello – e a senha para a formação da banda que, misturando o sol do Rio de Janeiro a madrugadas ora de festa, ora de introspecção em quartos trancados, tomou de assalto o país sob o nome de Detonautas Roque Clube.

Após o contato virtual, a hora da realidade. O mineiro Tchello saiu de Ilhéus, no litoral baiano, onde administrava uma pousada, e foi para o Rio, onde passou a tocar com Tico nas diversas formações anteriores do grupo.

Com a entrada dos guitarristas Renato Rocha e Rodrigo Netto, do baterista Fábio Brasil e do DJ Cléston, o Detonautas chegou à sua escalação clássica que, após a gravação de uma demo, entrou em campo com o disco Detonautas Roque Clube, lançado pela Warner Music em 2002.

Com o sucesso do álbum, que emplacou os hits Outro Lugar, Olhos Certos e Quando o Sol Se For, a banda foi catapultada para o posto de uma das principais do país. A coroação se deu com a oportunidade de abrir os shows dos Red Hot Chili Peppers no Rio e em São Paulo, e, ainda, três shows do Silverchair. Fechando o ano com chave de ouro, os Detonautas faturaram ainda o prêmio VMB de banda revelação.

Sem deixar a bola cair, em 2004 o sexteto emendou Roque Marciano, seu segundo álbum de estúdio. Entre as faixas do trabalho, que rendeu ao grupo seu primeiro disco de ouro, quatro novos hits: O Dia Que Não Terminou, O Amanhã, Só Por Hoje e Tênis Roque.

Após gravarem seu primeiro DVD, o Detonautas apresentou, em 2006, Psicodeliamorsexo&distorção, disco que trouxe à tona um som mais denso, pesado, sombrio, e, ao mesmo tempo, psicodélico.

Em 2008, pela Sony Music, é a vez de O Retorno de Saturno. Em uma nova guinada, a banda adota uma sonoridade mais suave e coloca nas paradas a faixa-título e o tributo a Rodrigo Verdades do Mundo.

Em seguida, uma nova reinvenção se deu com Detonautas Acústico Ao Vivo, CD e DVD acústicos gravados em 2009 no Pólo de Cine e Vídeo, no Rio de Janeiro. Presentes no registro, as inéditas Só Nós 2 e O Inferno São os Outros se tornaram sucesso em rádios de todo o país.

350 ML
Mas antes do Detonautas subir ao palco, a banda guarapuavana 350 ml abre a noite com seu rock animado e eletrizante, cheio de gás. O quarteto liderado pelo casal Cris e Ricardo Küster tem mais de dez anos de estrada, uma base consistente de fãs e discos autorais na bagagem.

Foto: Raul Guilherme Alonso/Divulgação