Fábio Primak tomará posse como novo confrade da Alac

Nesta quinta-feira (12), Fábio Vinicius da Silva Primak toma posse na cadeira de número 13 da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava e a instituição inaugura a galeria de fotos dos fundadores

A Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac) vive um momento especial na semana. Nesta quinta-feira (12), um novo confrade toma posse e a instituição inaugura a galeria de fotos dos fundadores.

Depois de escolhido por meio de votação secreta, em processo que contou com a participação dos membros da Alac, Fábio Vinicius da Silva Primak ocupará a cadeira de número 13, que foi fundada pelo saudoso confrade Sebastião Meira Martins, tendo Pedro Lustosa de Siqueira como patrono.

Segundo o presidente da Academia, o professor doutor Cláudio Cesar de Andrade, a escolha de um novo membro segue um procedimento: abre-se o edital da Alac, publica-se, divulga-se e aguardam-se inscrições de pretendentes com produção acadêmica, de acordo com os critérios regimentais.

Neste caso, seu currículo [Fábio Primak] foi avaliado por todos os pares da Academia e em votação secreta seu nome foi aprovado. A análise é bastante criteriosa, diz Andrade, em entrevista ao CORREIO.

O presidente ainda complementa que o evento de posse é a celebração do mérito acadêmico do novo confrade. Ali atesta seu valor junto à comunidade artística, literária e científica de Guarapuava. Sua admissibilidade é o reconhecimento de sua contribuição. Trata-se de um reconhecimento de dimensão simbólica, ou seja, os confrades e confreiras da Alac fazem ao novo confrade uma retribuição moral de seus inúmeros trabalhos acadêmicos.

Andrade afirma também que, ao ingressar na Alac, o novo confrade assume a grande responsabilidade de zelar pelo bom nome da instituição guarapuavana. E qualificar ainda mais os projetos desenvolvidos pela Academia, zelando não só pelo mérito da produção acadêmica bem como por zelar da justa memória das artes, das letras e do espírito científico.

O professor doutor Cláudio C. de Andrade é o presidente da Alac (Arquivo/Correio)

POSSE

O presidente Cláudio Cesar de Andrade informa que a posse de novo confrade Fábio Primak será feita na sede da Alac, cuja edificação é um verdadeiro patrimônio histórico de Guarapuava. Ali na rua Senador Pinheiro Machado, 1.827, abrigamos a Alac e o Instituto Histórico de Guarapuava, diz Andrade.

Aliás, será a primeira vez que a posse de um membro ocorre na sede, que tem capacidade limitada a 70 pessoas. Por esta razão, outras posses aconteceram nas dependências da Faculdade Guairacá e nas dependências do Hotel Kuster.

GALERIA

Na mesma noite da posse do novo confrade, a Alac inaugura sua galeria de fotos dos fundadores. Coube à minha gestão, felizmente, colocar em prática aquilo que considero o congelamento do instante para a eternidade. Não há dúvida que a manutenção da aparência fortalece a memória, explica o atual presidente.

Assim, a instituição presta a justa homenagem aos fundadores com o registro para a posteridade desses imortais.

Fábio Primak (Arquivo Pessoal/Alac)

TRAJETÓRIA

O novo confrade Fábio Vinicius da Silva Primak é especialista em Gerência Contábil, Auditoria e Controladoria; graduado em Processamento de Dados; técnico em Contabilidade.

Ele é professor universitário atuando em cursos de Tecnólogo, Graduação, Especialização e MBA. Técnico contábil na empresa Capri Organização Contábil. Analista de Sistemas responsável na empresa Condados Tecnologia da Informação.

Além disso, Primak é autor dos livros Sistemas de informação para administradores, Tecnologias da informação aplicadas ao Direito, Infortabilidade – A Contabilidade na Era da Informática e Decisões com B.I.. Para mais informações, acesse o site www.fabioprimak.com.

INSCRIÇÕES

A Alac está com inscrições abertas até 31 de julho para candidatos às cadeiras 23, 39 e 40. O processo é para sucessão dos acadêmicos eméritos resignatários: Waldemar Feller, fundador da cadeira número 23; Giocondo Fagundes, fundador da cadeira 39; e Ary de Oliveira Júnior, fundador da cadeira 40.

As vagas serão preenchidas conforme disposição do Estatuto e Regimento Interno. A entrega de curriculum vitae (documentado) será até 31 de julho, das 14h às 17h, na sede da Alac (rua Senador Pinheiro Machado, 1.827).