XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável inicia celebrando a pluralidade religiosa

Centralizando discussões internacionais sobre expressões diversas da espiritualidade, o mercado turístico religioso e sua prática sustentável, Guarapuava torna-se nestes dias de Congresso, a capital internacional da fé

Uma mistura de cores, de expressões culturais, de ritos e fé. A diversidade de crenças religiosas tomou conta do Vittace Centro de Eventos, durante a abertura do XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, nessa quarta-feira (10).

Uma noite para celebrar a pluralidade religiosa, o respeito e a tolerância. Hoje [quarta-feira], o que presenciamos foi um gesto de simbolismo muito grande. O momento de integração entre as instituições religiosas, de tolerância, de convergência é o que dá sentido falar sobre turismo religioso. As pessoas só se motivam a visitar um lugar de simbolismo religioso se for um espaço de tolerância e paz. Fico imensamente feliz em ver Guarapuava sendo palco desse momento tão singular, declarou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

Centralizando discussões internacionais sobre expressões diversas da espiritualidade, o mercado turístico religioso e sua prática sustentável, Guarapuava torna-se nestes dias de Congresso, a capital internacional da fé. Entendemos que esse congresso será um marco importante para Guarapuava e para nosso turismo porque somos vistos pelo mundo inteiro aqui. Queremos que nossa cidade tenha um destaque cada vez maior para que Guarapuava se consolide como referência turística, afirmou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

CORAL

A recepção aos participantes e o diálogo entre instituições religiosas foi marcada pela emoção e pelo talento guarapuavano.

No palco, a marca da nossa cultura foi exaltada pelo Coral dos Anjos que encantou o público com um espetáculo de encher os olhos e tocar o coração. É uma das nossas riquezas, entre tantas outras da nossa cidade. Esse Congresso será muito importante para o crescimento e desenvolvimento da economia já que o turismo religioso está em segundo lugar como o mais procurado no mundo. Por isso, estamos trabalhando nele e esse Congresso mostra isso, afirmou a deputada estadual, Cristina Silvestri.

Mostramos nosso potencial turístico para o país e o mundo. O turismo religioso é um setor que complementa outros segmentos como o rodoviário, gastronômico, cultural. Essa visão de investir no turismo é essencial para o fortalecimento do nosso potencial em Guarapuava e no Paraná, declarou o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental e do Turismo, Márcio Nunes.

(Foto: Secom)

MARCA

O desfile das instituições religiosas participantes do Congresso trouxe a marca do diálogo, da empatia, da união de todos os grupos pela espiritualidade e fé. Este é o principal objetivo deste evento e sempre tivemos certeza que Guarapuava traria o ambiente favorável a esse encontro religioso, acrescentou o coordenador do Congresso, Ruben Orlando Moyano.

Ao final da cerimônia, a cidade do Rio de Janeiro foi anunciada como próxima sede do Congresso, mantendo por mais um ano, o Brasil como palco das discussões. Também estiveram presentes na abertura do evento o ex-prefeito de Guarapuava e integrante da comissão de honra do Congresso, Nivaldo Krüger, o assessor da Secretaria de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, Sandro Capadocio, os vereadores Márcio Carneiro, Samuel da Silva, Luiz Juraski e secretários municipais.

CONGRESSO

Esta é a quinta vez que uma cidade brasileira recebe o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável. A partir da cerimônia, nesta quinta (11), o Vittace Centro de Eventos segue centralizando as discussões plurais sobre manifestações de fé, fomento ao mercado de turismo religioso e a prática sustentável do setor no mundo.

Hoje [quarta-feira], o que presenciamos foi um gesto de simbolismo muito grande. O momento de integração entre as instituições religiosas, de tolerância, de convergência é o que dá sentido falar sobre turismo religioso. As pessoas só se motivam a visitar um lugar de simbolismo religioso se for um espaço de tolerância e paz. Fico imensamente feliz em ver Guarapuava sendo palco desse momento tão singular

– Cesar Silvestri Filho

São 35 palestrantes da Europa e da América compartilhando conhecimento e experiências nos debates do evento. Com eles, o diálogo estará aberto entre representantes das religiões católica, muçulmana, espírita, indígena, presbiteriana, luterana, evangélica, ucraniana, candomblecista e umbandista, estarão unidos debatendo de forma dinâmica, através de conferências, painéis, espaço de negócios e mesas redondas a importância do turismo mundial no âmbito religioso e sustentável.

Ao final do XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, todos os participantes receberão certificados de 20h. O evento é organizado pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundação São José de Campo Mourão.