Wintershow: stand da Alltech apresenta soluções naturais que aumentam produtividade

O evento, que ocorre de 16 a 18 de outubro em Guarapuava, terá como foco tecnologias para as culturas de inverno

As baixas temperaturas e as geadas, que atingem os campos de cereais durante o inverno, podem prejudicar os resultados finais dos cultivos, reduzindo qualidade e produtividade. Para minimizar esses efeitos, o uso de aminoácidos e precursores se apresenta como aliado do produtor nesta época. Conseguimos manter o metabolismo da planta ativo e promover maior resistência a essas adversidades. Assim, é possível continuar o desenvolvimento do ciclo, afirma o engenheiro agrônomo Vinícius Abe, gerente técnico especializado em grãos da empresa.

Outro ponto importante é o fornecimento de macro e micronutrientes, de maneira equilibrada, contribuindo para a saúde do cultivo. Há uma preocupação muito grande na cultura do trigo, por exemplo, em relação a qualidade do cereal que será usado para a alimentação. Com o auxílio de uma nutrição equilibrada, é possível ter uma planta de melhor conteúdo nutricional e sua resistência estimulada de forma natural, complementa Abe.

MANEJO SUSTENTÁVEL

A sustentabilidade agrícola é essencial para a longevidade dos cultivos e, consequentemente, para a segurança alimentar da população. A promoção deste equilíbrio, aliada ao incremento de produtividade e qualidade do alimento, exige atualização constante das práticas de manejo. Diante disso, o setor de cerais tem inserido, cada vez mais, a biotecnologia nos seus processos de produção. As soluções buscam potencializar os recursos naturais já existentes, por meio do uso de componentes da própria natureza.

Temos a premissa de quanto mais natural melhor. Para isso, procuramos maximizar os recursos naturais disponíveis. Os resultados no campo são melhores quanto menos interferimos no meio. E quando há a necessidade da interferência, é necessário ser extremamente efetivo. Hoje ‘menos é mais’, explica o engenheiro agrônomo Leonardo Porpino, gerente técnico nacional da Alltech Crop Science. Nos últimos anos, a empresa, que desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura, apresenta média de crescimento de aproximadamente 30% no Brasil.

A biotecnologia pode ser aplicada durante todo o ciclo produtivo dos cereais, desde os cuidados com o solo até a maturação, tanto para trigo, aveia, cevada e milho. Os produtos são fertilizantes e soluções à base de polissacarídeos oriundos de processos de fermentação, extratos vegetais e macro e micronutrientes complexados por aminoácidos essenciais, formulados conforme a necessidade de cada etapa.

DO INÍCIO AO FIM

Com um portfólio composto por mais de 20 soluções, a Alltech Crop Science possui quatro linhas de produtos. A Linha Solo, lançada recentemente pela empresa, busca condicionar a planta a absorver e aproveitar melhor os elementos. Já a Linha Proteção tem o objetivo de manter o equilíbrio nutricional contribuindo para um cultivo mais saudável. Completam o portfólio ainda a Linha Nutrição, que fornece à planta elementos essenciais complexados por aminoácidos, facilitando a absorção dos nutrientes, e a Linha Performance, que proporciona balanceamento hormonal ao vegetal.

De acordo com Porpino, o desenvolvimento de todo o portfólio é baseado em pesquisas. A Alltech Crop Science desenvolve parcerias institucionais com órgãos de pesquisas e universidades nas mais diversas regiões do Brasil buscando sempre, na pesquisa, o desenvolvimento de tecnologias naturais inovadoras, capazes de resolver os problemas existentes no campo com o mínimo possível de interferência, por meio de testes em laboratórios e ensaios de campo que comprovem o resultado, finaliza.

SOBRE

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, solo, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).