Agricultura

WinterShow 2018 reúne palestras técnicas, dinâmica de máquinas e desafio de tratores

É um evento anual promovido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial e pela Fapa, que tem o intuito principal de trazer o que há de mais relevante em tecnologia de produção agrícola e mercado de grãos de inverno
(Foto: Ilustrativa)

O maior evento técnico-científico nacional voltado a cereais de inverno terá uma programação repleta este ano. O WinterShow 2018, que ocorre de 16 a 18 de outubro, em Entre Rios, Guarapuava (PR), contará com palestrantes convidados, palestras simultâneas de pesquisadores da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), dinâmica de máquinas e uma grande novidade: a competição de tratores “Bremswagen”.

O WinterShow é um evento anual promovido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial e pela Fapa, que tem o intuito principal de trazer o que há de mais relevante em tecnologia de produção agrícola e mercado de grãos de inverno, como trigo, cevada e aveia. Com entrada gratuita, a programação diariamente começa às 8h, na sede da Fapa, na Colônia Vitória, e se encerra às 18h30.

CONVIDADOS

Haverá um palestrante convidado por dia de evento. Na terça-feira, dia 16, às 14h, Roberto Sândoli, da INTL FCStone, falará sobre o mercado de trigo. Na quarta-feira, Alexandre Mendonça, da MB Agro, discutirá o tema “Conjuntura agropecuária: contexto de mercado, economia e política” às 10h.

E para encerrar, o palestrante Carlos Hilsdorf, economista especializado em marketing, considerado um dos cinco maiores palestrantes do Brasil, trará a palestra “Construindo a melhor versão do futuro”, na quinta-feira, dia 18, às 9h.

MÁQUINAS

Os participantes do WinterShow terão duas oportunidades de acompanhar dinâmicas de máquinas agrícolas, preparadas pelo setor de pesquisa de mecanização agrícola da Fapa em parceria com empresas expositoras. A primeira ocorrerá na quarta-feira, às 17h. A segunda dinâmica, por sua vez, será na quinta-feira, às 16h30.

PALESTRAS

Como ocorre todos os anos, os pesquisadores da FAPA e de instituições parceiras trarão os resultados mais recentes de pesquisa relacionados às culturas de inverno. As palestras serão divididas em Estação Cevada, Estação Mecanização Agrícola, Estação Entomologia, Estação Trigo, Estação Aveia, Estação Fitopatologia e Estação Fertilidade/Herbologia.

No primeiro dia, as palestras simultâneas ocorrerão às 14h e às 16h. Na quarta-feira, serão três ciclos, às 9h, às 14h e às 16h. E no último dia, elas ocorrerão às 11h e às 14h.

BREMSWAGEN

A novidade desta edição ficará por conta do desafio de tratores “Bremswagen”. Trata-se de uma competição, na qual tratores põem à prova sua potência e a capacidade de deslocar cargas. As máquinas competirão em quatro categorias, divididas de acordo com seu peso: 3.500, 4.500, 5.500 e 6.50 kg. A atração ocorrerá nos dias 17 e 18, às 17h40, na Fapa.