Websérie aborda obras literárias do vestibular

Publicados diariamente, os vídeos são resultado de uma parceria entre a TV Correio e a professora Nincia Teixeira, que apresenta e analisa cada um dos dez livros selecionados para o concurso da universidade

Clarice Lispector, Domingos Olímpio, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Machado de Assis… dez autores da literatura podem ser um grande desafio para os estudantes que se preparam ao vestibular da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Como as provas são neste final de semana (dias 16 e 17 de setembro), os vestibulandos estão na retal final de estudos. Nessas horas de apuro, uma série de vídeos pode ajudar a entender melhor os livros, não substituindo obviamente a fruição deles.

Resultado de uma parceria entre TV Correio e professora Nincia Teixeira (Unicentro), o material audiovisual vem sendo publicado diariamente nos canais deste jornal nas redes sociais (Facebook e YouTube). A cada dia, um vídeo inédito sobre as dez obras literárias do vestibular da Unicentro: Laços de família, de Clarice Lispector; Luzia homem, de Domingos Olímpio; Contos da montanha, de Miguel Torga; O pagador de promessas, de Dias Gomes; Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum; Toda poesia, de Paulo Leminski; Várias histórias, de Machado de Assis; e Viagem no espelho, de Helena Kolody.

A publicação dos vídeos termina com Viagem no espelho nesta quinta (13) e Várias histórias na sexta-feira (14).

Bastidores da gravação dos vídeos: websérie é mais uma produção da TV Correio

ORIGEM

A ideia da websérie surgiu a partir do trabalho desenvolvido pela TV Correio no meio online. Desde meados de 2017, o canal do jornal na internet vem diversificando e expandido sua produção multiplataforma, ou seja, de conteúdo pensado para várias plataformas jornalísticas: vídeo, áudio, texto, foto, jornal impresso etc. No ano passado, por exemplo, o CORREIO estreou uma nova versão de seu site, melhorando assim a interface com os leitores da web.

Em 2018, a produção multimídia do jornal se ampliou. Além dos vídeos de reportagem costumeiros, a TV Correio passou a contar com dois programas regulares: o Clássico é Clássico, que abrange a nostalgia em torno de filmes, séries de TV, livros, discos etc.; e o Papo de Quinta, feito em parceria com o pesquisador Rodolfo Neto e a rádio Unicentro FM.

O sistema de colaboração se ampliou com a entrada da professora Nincia Teixeira. A convite da TV Correio, ela protagoniza a websérie sobre as dez obras do vestibular. Em vídeos curtos, a docente da Unicentro analisa individualmente os livros, apontando para o vestibulando as principais características de cada obra.