Vereador quer propor a regulamentação de acessibilidade no transporte

Objetivo é colocar normas do Estatuto da Pessoa com Deficiência em prática

Depois de assinar com demais vereadores o pedido de revogação de lei que proíbe aplicativos de transporte no município, Danilo Dominico (PSD) pretende propor a regulamentação de frotas de táxis e outros transportes adaptados para atender pessoas com deficiência.

Conversamos com pessoas que necessitam e representantes de entidades sobre a demanda de veículos adaptados para transporte de populares com deficiência. Participamos também de reunião do Comddeg (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e entendemos que é necessário oferecer este serviço, destacou o vereador depois do encontro.

Dominico cita as cidades que possuem o serviço e lembra que este direito é assegurado. Cidades como Curitiba e Foz do Iguaçu possuem táxis adaptados. O Estatuto da Pessoa com Deficiência diz que 10% da frota de táxi deve ser adaptada. Infelizmente não possuímos sequer um veículo que forneça este serviço, disse.

A ideia é que haja o estudo de uma proposta para apresentar e discutir com entidades representantes e o Executivo. Devemos assegurar este direito, mas trabalhar para que funcione na prática. O Poder Público pode, como o próprio Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê, oferecer incentivo fiscal para táxis que queiram oferecer o serviço com carro adaptado ou quem sabe, se necessário, abrir novas concessões, caso seja possível, para atender a demanda, finalizou.

CIDADES

A cidade de Curitiba possui cerca de 20 táxis adaptados para deficientes. O serviço conta também com um aplicativo exclusivo para que os usuários possam localizar os veículos disponíveis com mais facilidade.

Foz do Iguaçu também fornece a alternativa. Os veículos adaptados também oferecem o serviço comum de transporte, mas com prioridade para solicitação de pessoas com deficiência.