Universidades estaduais têm destaque em Guia da Faculdade do Estadão

Guia do jornal Estado de São Paulo analisou 11 mil cursos superiores em todo o Brasil. As estaduais do Paraná tiveram seis com nota máxima e 128 classificados como muito bom

Cursos de graduação das universidades estaduais do Paraná ganharam destaque em mais um ranking nacional. Trata-se do Guia da Faculdade do jornal Estado de São Paulo que analisou 11 mil cursos superiores em todo o Brasil.

As universidades estaduais tiveram seis cursos com nota máxima, cinco estrelas, e 128 classificados como muito bom, que receberam quatro estrelas. A avaliação considera o projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

O ranking contribui para que os estudantes que estão concluindo o ensino médio escolham as universidades e os cursos desejados. A avaliação reconhece a importância das universidades na formação de profissionais qualificados e do trabalho desenvolvido pelos professores, destaca o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

AVALIAÇÃO

Mais de 6 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro atuaram como avaliadores no guia. Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham.

Foram avaliados cursos das áreas da Administração, Negócios e Serviços; Artes e Design; Ciências Biológicas e da Terra; Ciências Exatas e Informática; Ciências Sociais e Humanas; Comunicação e Informação; Engenharias e Saúde e Bem-Estar.

NOTAS

Tiveram nota máxima os cursos de Agronomia e Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), História e Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além de outros 128 cursos de graduação classificados como muito bom pelo indicador.

RUF

Já no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2019, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) figura como uma das mais inovadoras de todo o Brasil. A avaliação é feita nacionalmente desde 2012 pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o levantamento, a Unicentro é a 18ª instituição mais inovadora do país. No que diz respeito à inovação tecnológica o destaque foi muito grande, porque nós alcançamos o 18º lugar. Então, é uma posição importante porque é uma universidade do interior do Paraná, onde o IDH é baixo, buscando o desenvolvimento, considera o diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon, via Coorc.

Ele acredita que a colocação é resultado de um trabalho voltado para a inovação realizado de forma ampla pela universidade.