Unicentro recebe visita do coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF)

Para o vice-diretor do Campus de Irati, professor Erivelton Fontana de Laat, a inspeção foi importante porque, além de permitir conferir a utilização dos recursos públicos, possibilita que os laços entre Unicentro e UFG sejam estreitados

O Fundo Paraná responde a 2% do fundo de arrecadação do Estado. Dentro de toda a definição da distribuição desses recursos, 0,5% são destinados para investimentos, e desses 0,5% quase metade vai para a Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), que é quem cuida dos projetos estratégicos. De acordo com Luiz César Kawano, coordenador geral da UGF, é através de um formulário específico que são definidas as áreas prioritárias para apoio com os recursos da UGF. Hoje, são 14 ou 15 áreas. E é dentre essas, que os projetos são enquadrados.

No campus de Irati da Unicentro, há um convênio da UGF, o de número 139 do ano de 2013, firmado num momento em que algumas estruturas da unidade sofreram danos causados por desastres naturais. Na época, o bloco mais afetado foi o principal, onde localiza-se a administração do Campus e são ministradas as aulas para parte dos cursos de graduação. Essas obras começaram já em 2013, pela ocasião de alguns desastres naturais que ocorreram, e acabaram causando alguns prejuízos para o campus inteiro, explica Erivelton Fontana de Laat, vice-diretor do campus Irati.

Durante a visita, que ocorreu na última semana, além de vistoriar as obras feitas no bloco principal, Kawano também aproveitou para checar o andamento de outros projetos que também contam com apoio financeiro da UGF, como o Imbituvão, ligado ao Departamento de Engenharia Florestal, e o Programa Paranaense de Certificação de Orgânicos, desenvolvido pelo Departamento de Agronomia. No caso do Imbituvão, a gente tem a necessidade de apoio muito por conta da parceria com a Alemanha, com a Universidade de Rottenburg, e também vê a importância dele para a região, principalmente pelo curso que a Unicentro abriga, e por ser uma pesquisa. É muito em cima do que é definido como estratégico para o governo, ressalta Kawano.

O Imbituvão é um projeto de pesquisa e extensão, que tem como um de seus financiadores a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, via UGF. Esse recurso serviu pra gente organizar uma estrutura bastante importante para a apicultura. Nós conseguimos equipar uma associação, para facilitar a produção de mel. Nós também damos suporte para as pessoas que querem plantar erva-mate, pois nós produzimos as mudas, conta o coordenador do projeto, professor Afonso Figueiredo Filho.

As obras da sede do Programa Paranaense de Certificação de Orgânicos, segundo o professor Jackson Kawakami, coordenador do projeto, já estão praticamente finalizadas e, futuramente, a ideia é utilizar o espaço para aumentar o campo de atuação do Programa. Agora, a gente vai ter um espaço muito maior de permanência dos bolsistas. A princípio, a ideia é que, futuramente, a gente consiga, na própria construção, fazer, por exemplo, algumas análises laboratoriais que consigam observar a ausência de produtos que não são permitidos de serem utilizados. O professor ainda destaca a importância, para o Programa, de receber investimentos como esse. O apoio financeiro que nós tivemos foi muito importante. Realmente, é um marco para o nosso grupo de certificação ter um laboratório que concentre todas as atividades da nossa certificação.

Ainda durante a visita a Universidade, Kawano esteve ma Rádio Unicentro Entre Rios FM, que recebeu recursos da UGF para a reforma do sistema de transmissão da emissora. Por fim, Kawano fez um balanço das estruturas, obras e projetos visitados na Instituição e destacou a Universidade como um exemplo no uso dos recursos públicos. As visitas já vêm sendo uma rotina desde que a gente assumiu a administração da UGF, de estar mais perto dos projetos. A Unicentro é considerada por nós como uma Universidade de referência na utilização dos recursos públicos. Somos parceiros há muito tempo.

O coordenador ainda ressaltou o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Convênios e Captação de Recursos (Coorcap) da Unicentro. É um escritório avançado, que administra os recursos do Fundo de forma correta. A gente sabe, pelos relatórios e pelo contato direto com os servidores, que o recurso está sendo bem aplicado, finaliza.

Foi muito importante a vinda dele, porque é ele quem assina a liberação desses recursos. A gente espera que a gente continue sendo parceiro da UGF e que ela continue olhando para as universidades públicas do Paraná.