Um libelo contra os fascistas

Em 1995, o francês Eric Cantona protagonizou uma cena de violência no futebol: a “voadora” contra um torcedor que o provocou com xingamentos xenófobos. Passados mais de 25 anos, esse episódio serviu de inspiração para “Cantona’s Fatality”, novo single da

Ao longo de sua carreira, o francês Eric Cantona ficou conhecido pelo faro de gol e também pelo gênio explosivo. Um verdadeiro bad boy nos campos da Europa.

Em 25 de janeiro de 1995, durante uma partida da Premier League (o campeonato inglês) entre Manchester United e Crystal Palace, Cantona (camisa 7 dos Reds Devils) deu uma voadora em um torcedor. A cena é famosíssima e está disponível no YouTube para quem quiser (re)ver.

O ato de agressão ocorreu logo depois do francês ter sido expulso. Ele estava saindo quando, repentinamente, partiu para cima do tal torcedor (Matthew Simmons), voando e caindo na arquibancada que fica rente ao campo. Cantona teve de ser contido e levado pelos companheiros de futebol.

O explosivo atacante do Manchester reagiu à provocação. Volte para a França com a vagabunda da sua mãe, idiota, disparou Simmons, após descer 11 filas de assentos nas arquibancadas. A informação é do portal UOL.

Em resumo, Cantona foi à desforra contra um xenófobo, ou seja, um cidadão que não admite a presença de estrangeiros em seu país.

Passados mais de 25 anos dessa emblemática cena de futebol, a banda guarapuavana Kingargoolas apresentou um novo single inspirado na voadora do francês. Disponível na internet (CLIQUE AQUI), Cantona’s Fatality é um libelo contra o fascismo.

Segundo o guitarrista Mackey Pacheco, essa música autoral do quarteto – Mackey, Arêdes, Joerto e Cerso – foi produzida pelo mago Alessandro Küster, parceiro de longa data do Kingargoolas, e gravado no Soul Studio, de André Prado, em fevereiro deste ano.

Inclusive, a composição é recente, pois foi elaborada pelos mascarados de surf rock em 2020.

A famosa cena da “voadora” de Eric Cantona em cima de um torcedor (Foto: Divulgação)

CAPA

Criada pelo outro guitarrista da banda, André Arêdes, a arte da capa do single vem circulando nas redes sociais. Ela emula a famosa cena protagonizada por Cantona, em 1995.

Mais precisamente a sua ‘voadora’ no sujeito que gritava impropérios xenófobos pra ele, explica Mackey. Não por sinal, o nome do single leva Cantona.

Em sua página nas redes sociais, o Kingargoolas dá mais detalhes sobre o assunto. Em tempos onde condutas autoritárias ressurgem de forma preocupante através de ideologias e governos fundamentalistas, optamos por nos posicionar perante as pessoas que nos acompanham. Um salve aos que estão na luta e tentam construir uma sociedade igualitária, onde todos os indivíduos sejam vistos pelo mesmo prisma.

COLETÂNEA

Além de circular pela internet, Cantona’s Fatality estará em um disco.

Essa música nova também fará parte de uma coletânea mexicana só com bandas antifascistas, chamada ‘Olas Rebeldes’, adianta Mackey.

Arte da capa criada por André Arêdes emula a famosa cena da voadora dada por Eric Cantona em torcedor (Foto: Reprodução/André Arêdes)

HISTÓRIA

Banda formada em Guarapuava, Kingargoolas não tem vocalista e produz/toca somente música instrumental no gênero do surf rock.

Mackey (guitarra), Arêdes (guitarra), Joerto (baixo) e Cerso (bateria) sempre se apresentam caracterizados com máscaras. O show mais recente ocorreu na terra natal, durante festa temática no Ancoradouro.

Mas o Kingargoolas já excursou pelo Paraná e São Paulo, levando suas turnês para outros países (México) e continentes (Europa).

Com gravações em coletâneas das mais diversas, a banda tem dois discos de estúdio: Kingargoolas (2013) e Tales from the Instro Zone (2015, em versão LP); e o EP Dr. Gori Is a Tiki (2018).

 

********Single está disponível na internet: