Guarapuava, 18 de outubro de 2019
Esporte

Neste domingo (10), os 12 clubes participantes entram em campo no mesmo horário para definir seu futuro na competição. À exceção de uma partida (Rio Branco x Foz), todas as outras prometem altas emoções para os torcedores paranaenses

-

Em um campeonato de tiro curto, “quando você viu, já foi”. Ou seja, são poucas rodadas para definir os classificados. Por isso, neste domingo (10 fevereiro), os torcedores vão conhecer os semifinalistas da Taça Barcímio Sicupira Júnior, que equivale à 1ª fase do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão.

Todos os jogos dessa 6ª rodada serão disputados no mesmo dia e horário: domingo, às 17h. Os 12 clubes participantes estão divididos em dois agrupamentos. Assim, classificam-se para a fase semifinal da Taça as duas primeiras equipes colocadas dos grupos “A” e “B”, observados, caso necessário, os critérios de desempate.

No Grupo A, Londrina e Operário Ferroviário estão empatados com 8 pontos cada um; mas o Tubarão leva a melhor nos critérios de desempate e ocupa a 1ª posição. Em seguida, aparece o Toledo (7 pts), seguido de Maringá FC (6 pts), Athletico-PR (5 pts) e Foz do Iguaçu (1 pt). À exceção do time da Fronteira, todos têm chances matemáticas para avançar de fase; em alguns casos, é necessária a combinação de resultados.

Já no Grupo B, o FC Cascavel lidera com folga e tem 11 pontos, tendo o Coritiba em 2º lugar, com 9 pts. Na sequência, aparecem Cianorte (7 pts), Cascavel CR (6 pts), Paraná Clube (6 pts) e Rio Branco SC (2 pts). Somente o representante de Paranaguá não tem mais chances de avançar de fase.

JOGOS

Como o sistema de confrontos é “cruzado”, com os times de um grupo jogando contra os adversários do outro, a rodada final ficou assim: no Estádio do Café, o Londrina enfrenta o Paraná Clube. A tendência é de que a molecada londrinense passe com certa facilidade pelos paranistas.

Em Curitiba, no Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada), o Athletico recebe o Cianorte. É praticamente improvável a classificação dos aspirantes rubro-negros, em jogo que deve terminar empatado.

No Estádio Olímpico, em Cascavel, tem Cascavel CR x Toledo. O visitante deve aprontar das suas em cima de um clube marcado pelo troca-troca de técnicos em 2019.

A Serpente vem embalada e deve passar como um rolo compressor pelo Maringá, no WD (Foto: Assessoria/FC Cascavel)

Em Maringá, o Dogão enfrenta o FC Cascavel no Estádio Regional Willie Davids. Com apenas uma vitória na competição, os maringaenses serão presa fácil para a serpente, que vem embalada.

Na famosa Estradinha, em Paranaguá, os dois adversários do dia, Rio Branco e Foz do Iguaçu, apenas cumprem tabela. Mas ambos precisam pontuar para não correr riscos futuros de rebaixamento ao final da 2ª fase do Paranaense.

E, em Ponta Grossa, rivalidade entre Interior e Capital. No Estádio Germano Krüger, o Coritiba deve repetir a freguesia de sempre e perder para o Operário.

DATAS

Após a definição dos quatro semifinalistas, a fase decisiva está programada para o próximo dia 17 de fevereiro, com dois confrontos diretos, às 17h. O jogo é sem “mata-mata”, ou seja, basta apenas uma partida em cada chave.

Os dois classificados da Taça Barcímio Sicupira Júnior disputam a grande final, também em partida única, no dia 24 de fevereiro, às 16h.

O campeão da 1ª fase já está garantido na final do Paranaense 2019, quando será definido o time que levantará a taça estadual. Caso uma mesma equipe conquiste as duas taças (1ª e 2ª fases), haverá dispensa da finalíssima.

Veja Também