Trilha que passa por grutas e cavernas será inaugurada em Turvo

Iniciativa do projeto Gralha Azul, a caminhada será composta por duas grutas, três cavernas e cinco cachoeiras, em um percurso total de 2,5 km

A partir do dia 7 de julho, os turistas que têm Turvo como destino poderão desfrutar de mais uma aventura. A Trilha das Cavernas, iniciativa da rede colaborativa Gralha Azul, deve movimentar e atrair novos viajantes para o município, já que o percurso será por uma região de ecossistema singular.

Localizada na colônia Velha Ivaí, a trilha de 2,5 quilômetros passará por duas grutas, três cavernas e cinco cachoeiras.

Com a mudança da altitude, o ecossistema dessa região se torna bem diferente dos do terceiro planalto, o que proporciona muitas curiosidades e belezas, apontou em nota a rede.

Assim, o clima úmido e o solo arenoso rico em nutrientes proporcionam um território fértil para fauna e flora, sendo um reduto de diversas espécies como quatis, esquilos, grandes felinos e insetos incomuns, além de árvores frutíferas como laranja, banana, manga, ameixa, limão e outras.

Há, também, numerosas nascentes de água cristalina que vertem das pedras, assim como de dentro das cavernas, jorrando vida e esplendor nas várias cachoeiras, acrescentou.

PROJETO

A rede colaborativa Gralha Azul conta com parceria de 37 famílias turvenses, que decidiram explorar o potencial turístico de suas terras. A iniciativa partiu da vontade de aliar esses atrativos naturais à sustentabilidade que vem gerando renda e movimentando a economia do município.

Aqui o turismo rural tem uma organização recente. A gente começou nosso empreendimento do zero, explica Maurício Pilati, coordenador do projeto, pontuando que foram mais de 10 meses de preparação antes que a ideia fosse colocada em prática.

Dessa forma, o projeto se responsabiliza pelo transporte, manutenção das trilhas e organização das atividades, enquanto que as famílias cedem suas propriedades.

(Foto: Ilustrativa/Gralha Azul)

SERVIÇO

Interessados em participar da inauguração do roteiro no dia 7 de julho devem entrar em contato com o projeto Gralha Azul através do telefone (42) 9 9980-4079. As inscrições seguem abertas até o dia 5 de julho.

A saída será às 8h30 na Casa Histórica Gabriel e Luiza Pilati, na região central de Turvo. Todos são muito bem-vindos para nos acompanharem nessa jornada repleta de singularidades do nosso bioma, finaliza.