Torneio Amigos do Vôlei reúne sete equipes no domingo (23)

O Ginásio de Esportes da Paróquia Santos Anjos sedia neste domingo (23) competição inter-regional que reúne times femininos das cidades de Guarapuava, Pato Branco, Pinhão e Palmital. Em jogo, troféus e medalhas às melhores

O domingo promete altas cortadas, saques e levantamentos na Paróquia Santos Anjos, em Guarapuava. Ao longo de todo o dia, o ginásio de esportes da localidade será sede do tradicional Torneio Amigos do Vôlei.

Organizada pela Associação Esporte em Ação e pelo professor Jefferson Christhiano Batista, a competição reúne sete equipes femininas de voleibol de Guarapuava, Pato Branco, Pinhão e Palmital. Portanto, é um torneio inter-regional, com troféus e medalhas em jogo. Vai ter um nível bom de jogo. Não tenho dúvidas de que será bem disputado, diz Batista, que também é um dos mais conhecidos técnicos de vôlei de Guarapuava.

Inclusive, ele prefere não cravar um favorito ao título. Mas o que ele pode dizer é que as equipes de fora vem com força total para fazer frente às meninas da terra do lobo bravo, como é o caso dos municípios de Pinhão e Pato Branco.

No geral, é um torneio bastante democrático, com média de idade que varia entre 18 e 40 anos de idade, às vezes no mesmo grupo. Segundo o organizador, os times foram montados de acordo com a qualidade das atletas, independentemente da faixa etária.

Além da disputa das partidas, o torneio também abrirá espaço para dois momentos festivos. Pela manhã, um amistoso masculino; e, à tarde, uma parada na competição para o confronto entre as meninas do projeto Escola de Campeões da Vila Bela e a escolinha de vôlei da Paróquia Santos Anjos. É pra elas se ambientarem com o meio esportivo, explica Batista, acrescentando que o jogo possibilitará uma experiência diferente para jovens atletas na faixa de 12 anos de idade.

Em torno de 300 pessoas devem passar pelo ginásio ao longo deste domingo, para prestigiar o Torneio Amigos do Vôlei.

ASSOCIAÇÃO

A competição também coroa o aniversário de um ano da Associação Esporte em Ação. Em setembro deste ano, a organização completou seu primeiro ano de existência em Guarapuava.

Aliás, segundo Jefferson Christhiano Batista, o torneio é o primeiro vinculado à associação. A gente a formou com professores de educação física de outras áreas, como atletismo, futebol. E a ideia não é trabalhar somente com o vôlei; mas com esses profissionais promover outras modalidades esportivas.

Torneio premiará as quatro melhores equipes (Cristiano Martinez/Correio)

CAMPEONATO

Antes do torneio deste domingo, Batista já havia organizado um torneio início com 12 equipes femininas no Ginásio da Santa Terezinha.

Naquele momento, era uma espécie de start à segunda edição de um campeonato de vôlei que seria disputado durante alguns meses de 2018. Mas o certame acabou não ocorrendo por uma série de motivos. A gente vai reformular para que, no ano que vem, faça um campeonato maior, explica o técnico.

Em 2017, as campeãs foram as meninas da Vila Bela.

SERVIÇO

Com entrada franca, o Torneio Amigos do Vôlei inicia os jogos às 8h deste domingo (23/setembro) no Ginásio da Paróquia Santos Anjos, com previsão de término até 18h do mesmo dia. As equipes participantes são Neomaster, Vila Bela, Mulheres No Vôlei, Pinhão, Pato Branco, Pefap. Palmital e Juventude Palmital.

O evento tem apoio da Prefeitura de Guarapuava, Escritório Regional da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, padre Reonaldo e Cristina Silvestri.