Temporal pode atingir Guarapuava nesta sexta-feira (10)

O alerta foi repassado pelo Simepar em entrevista ao CORREIO. Os ponteiros meteorológicos indicam instabilidade para todo o Paraná, sendo que um temporal está bem próximo da região e pode atingir a cidade durante a noite

A previsão de um temporal aproximando-se de Guarapuava nesta sexta-feira (10) foi repassada pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) ao CORREIO, e a população deverá ficar em alerta.

As condições de calor intenso e abafamento estimulam que os temporais ocorram, sendo que uma frente fria que invade todo o estado provoca chuvas e instabilidade durante todo o fim de semana.

De acordo com o meteorologista Rodrigo Lins, os ponteiros indicativos de chuvas fortes estão mostrando um temporal que pode atingir a cidade ainda durante a noite, e o fim de semana deve continuar chuvoso em todo o Paraná. Mesmo com a frente fria, não chega a fazer tanto frio, com temperaturas típicas de verão, de 17 ºC a 30 ºC, ressaltou.

FIM DE SEMANA

A promessa é que o fim de semana continue bastante chuvoso, com temperaturas semelhantes às já apresentadas nos últimos dias. Entre sábado (11) e domingo (12), estão previstos 13.2 mm de chuva para Guarapuava.

Em Pinhão, a chuva deve ser intensificada no domingo; ao todo, para os dois dias estão previstos aproximadamente 25 mm. As temperaturas devem variar de 17 ºC a 29 ºC.

Prudentópolis tem, acumulados, 12.6 mm de chuva, previstos para caírem entre sábado e domingo; o calor pode ser intenso, chegando a 32 ºC. Já em Pitanga, a probabilidade de 80% a 90% promete quase 40 mm nos dois dias, com temperaturas que devem se assemelhar a Guarapuava. Em Candói, são quase 12 mm acumulados, e as temperaturas não devem passar dos 30 ºC.

EMERGÊNCIAS

Devido ao risco de chuvas fortes, a população deve ficar em alerta. Em caso de rajadas de vento, não é ideal abrigar-se debaixo de árvores pelo risco de quedas e descargas elétricas. Os motoristas não devem estacionar próximos de torres de transmissão. Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do telefone 193.