Temporais afetaram cerca de 200 residências em Guarapuava

Durante o final de semana, a ‘terra do lobo bravo’ registrou um volume acumulado de quase 50 mm de chuvas; condições climáticas não devem mudar até esta quarta-feira (30), quando a frente fria perde força no Paraná

A terra do lobo bravo foi atingida por fortes temporais neste final de semana, registrando ocorrências de destelhamentos e alagamentos em diversos pontos da cidade.

Na região central do município ocorreram os piores casos de inundações. Na rua Brigadeiro Rocha, por exemplo, no trecho entre a Padre Chagas e a Guaíra, veículos foram afetados e chegaram a ficar debaixo d’água.

De acordo com a administração municipal, desde a manhã desta segunda-feira (28) as ações da Defesa Civil e das equipes da Prefeitura estão concentradas no distrito de Entre Rios, onde muitas residências foram danificadas pela queda de granizo.

Estamos atuando de forma incansável no suporte de cadastramento das famílias atingidas, disse o secretário Ari Marcos Bona, de Desenvolvimento e Assistência Social.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosely Haick Vitorassi, a entrega de lonas é um procedimento padrão e emergencial que ocorre em casos de fortes chuvas. Agora, após o tempo ter firmado por alguns momentos, conseguimos distribuir e auxiliar as famílias com telhas, que podem ser trocadas, sem grandes riscos, explicou.

O Corpo de Bombeiros informou que até o momento nenhuma família está desabrigada ou desalojada na cidade. Conforme dados da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec), aproximadamente 200 residências tiveram danos parciais nas coberturas.

CHUVAS

De acordo com números do Simepar, o município registrou um volume acumulado de quase 50 mm no último final de semana, sendo 16,8 mm no sábado (26) e 30,7 mm no domingo (27). As chuvas momentâneas e intensas estão em conformidade com o período do ano, devido ao rápido aquecimento. 

A tendência é que o tempo permaneça instável nesta terça (29) e quarta (30), já que a frente fria continua tendo influência sobre as condições climáticas da região – a máxima pode atingir 31° C no período.

A massa de ar que predomina sobre o Paraná está bastante aquecida e instável. As condições atmosféricas são favoráveis ao rápido desenvolvimento das nuvens. Assim, pancadas de chuvas com trovoadas são previstas para todas as regiões paranaenses, pontuou em nota o Simepar. 

PLANTÃO
Todos os serviços da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social às famílias atingidas podem ser solicitados pelo telefone (42) 9 8405-1848. (Reportagem: Redação, com Secom; foto: Divulgação/Secom).