Temporais afetam mais de 13 mil pessoas no Paraná

As chuvas, granizos e vendavais afetaram 21 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro e Centro-Sul do estado; Guarapuava teve aproximadamente 12 residências danificadas, segundo o Corpo de Bombeiros

As fortes chuvas que atingiram a metade Leste do Paraná nesta quarta e quinta-feira (18 e 19) afetaram 13.029 pessoas e danificaram 3.920 residências, de acordo o boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado às 15 horas desta quinta-feira (19). As chuvas, granizos e vendavais afetaram 24 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro e Centro-Sul do Estado.

Permanecem desalojadas 133 pessoas e oito estão desabrigadas. Uma ficou ferida no município de Fernandes Pinheiro. A cidade mais atingida foi Carambeí, onde 1,5 mil casas foram danificadas, afetando 4,5 mil pessoas e deixando oito desabrigadas.

Em Guarapuava, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros, aproximadamente 12 residências precisaram de lonas para os telhados.

Os danos ocorreram pela forte queda de granizo e pelas rajadas de vento na tarde desta quarta-feira. Além disso, houve um rápido registro de alagamento em alguns pontos da cidade, mas nada significativo, segundo um agente dos bombeiros.

ENERGIA

A Energia Sul-Sudeste, através de uma nota encaminhada à imprensa, apontou que as fortes chuvas e a queda de granizo acabaram ocasionando a queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia nos bairros Primavera, Jardim Gaviolli, Aldeia e Cidade dos Lagos, por volta das 16h43 da quarta-feira.

As equipes técnicas da empresa foram acionadas para realizar os necessários no local da ocorrência. Por volta das 17h35, 829 clientes tiveram o fornecimento normalizado e às 18h33, as demais 495 unidades consumidoras.

Na região, o município de Irati foi o mais afetado pelos desligamentos de energia, segundo informações da Copel. Às 16h50, 17 mil das quase 24 mil unidades consumidoras (UCs) da cidade ficaram sem energia. Durante a manhã desta quinta, o número caiu para 1,2 mil unidades e até às 12h eram pouco mais de 900.

PREVISÃO

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a tendência é que o tempo continue instável na região da terra do lobo bravo nesta sexta-feira (20), podendo ter um volume de chuvas superior a 27 mm.

As condições climáticas seguem dessa forma devido à presença de uma frente fria sobre o oceano, favorecendo a formação de áreas de instabilidade. O risco de alguma chuva mais forte aumenta novamente, pois as temperaturas se elevam mais em relação à quinta-feira, apontou em nota o Simepar, acrescentando que as temperaturas variam de 16° C a 26° C.

Já para o sábado (21), a expectativa é que o volume de chuvas caia drasticamente na região de Guarapuava, não passando de 3 mm. Isso ocorre porque a instabilidade fica mais elevada aos Campos Gerais ao Litoral do Paraná.