Técnicas de manejo nutricional podem auxiliar na imunidade no inverno

A suplementação alimentar ou confinamento nesta época do ano têm sido grandes aliados dos pecuaristas, seja para a intensificação dos sistemas, ou apenas para a manutenção do score e peso corporal dos animais

Com a chegada da estação mais fria do ano, algumas mudanças ocorrem nos sistemas produtivos de bovinos de corte. As pastagens naturais e cultivadas perenes de verão têm seu crescimento afetado, e apresentam uma baixa qualidade nutricional e com maior teor de fibra.

A suplementação alimentar ou confinamento nesta época do ano têm sido grandes aliados dos pecuaristas, seja para a intensificação dos sistemas, ou apenas para a manutenção do score e peso corporal dos animais.

Entretanto, é necessário cuidar para que esse alimento seja de boa qualidade e livre de microrganismos maléficos para os animais, como fungos e seus metabolitos secundários, micotoxinas – substâncias tóxicas que causam diversos problemas à saúde do animal, como queda na imunidade, aumento da mortalidade, queda no desempenho reprodutivo e produtivo, assim como danos intestinais e hepáticos. As micotoxinas representam um risco quase que inevitável no sistema produtivo e já estão presentes em 25% do volume total de grãos a nível mundial, o que evidencia os transtornos no campo decorrentes deste processo, gerando uma perda de aproximadamente um bilhão de dólares por ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

MANEJO

Técnicas de manejo nutricional são alternativas importantes e extremamente efetivas. Uma delas é o uso de adsorventes de micotoxinas, que ao serem acrescentados na dieta atuam como agente sequestrante – evitando que o intestino dos animais absorva as substâncias e também que as toxinas sejam distribuídas para outros órgãos do animal.

Outra alternativa, mas com ação preventiva, são tecnologias à base de ácidos orgânicos que irão inibir o crescimento dos fungos na silagem, impedindo-os de se proliferarem e desenvolverem as micotoxinas.

ADSORVENTE

O Mycosorb A+ é um poderoso adsorvente de micotoxinas comprovado por mais de 20 anos de pesquisas. Sua capacidade de adsorção é elevada devido a sua ampla rede de carboidratos, que representa maior afinidade micotoxinas, resultando em maior eficácia. Ele é capaz de adsorver micotoxinas como: Aflatoxina, Zearalenona, DON, Ocratoxina, Toxina T2, Fumonisina, entre outras. Além disso, o Mycosorb A+ tem afinidade apenas por micotoxinas e não interage com minerais, vitaminas e outros componentes da ração.

Já o Mold-Zap auxilia na prevenção das perdas nutricionais dos grãos armazenados. É composto por uma combinação de ácidos orgânicos que inibe o crescimento fúngico em grãos e rações.

SOBRE

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech descobre e entrega soluções para a nutrição sustentável de plantas, animais e pessoas. Com mais de 100 unidades de produção ao redor do mundo, a Alltech é líder em produção e processamento de leveduras e minerais na forma orgânica.

Nosso princípio orientador ACE busca desenvolver soluções que são seguras para os animais, consumidores e também para o meio ambiente. São mais de seis mil colaboradores espalhados pelo mundo que têm o compromisso de para trabalhar todos os dias para nossos consumidores.