Setor de licitações governamentais é atrativo para empresários

Com sede em Guarapuava, a Fluxxo – Negócios Governamentais atua em todo o Paraná, oferecendo serviço de assessoria técnica para os interessados em participar de processos licitatórios na esfera pública

O mercado de licitações governamentais tem crescido nos últimos anos, atraindo o interesse de empresários que podem fornecer serviços e produtos para órgãos da administração pública, tais como prefeituras e governos (estaduais e federais). Afinal, da compra de um alfinete à contratação de asfalto, tudo precisa ser feito de maneira transparente, ampla e aberta a todos os concorrentes.

Só no Paraná podem ocorrer, nesse momento, mais de 1,2 mil licitações geradas pelas prefeituras dos 399 municípios. Existe hoje uma gama de serviços que o empresário pode escolher e participar da concorrência, explica o advogado e especialista na área de assessoramento licitatório, Jairo Vieira.

Quando uma administração municipal precisa comprar, por exemplo, uma grande quantidade de material de escritório, publica-se um edital de licitação, cujo conteúdo é público e aberto a qualquer concorrente da área. Assim, do simples comerciante a uma grande empresa, todo mundo pode participar da concorrência.

Vieira diz que, muitas vezes, o empresário tem muitos afazeres ao longo do dia e não encontra tempo para se dedicar à leitura de todos os itens do edital, que pode ser tecnicamente complexo. É aí que entra o serviço de uma empresa como a Fluxxo – Negócios Governamentais.

É uma assessoria para quem quiser vender ao poder público, afirma o advogado, destacando que a Fluxxo presta o serviço de assessoramento licitatório àqueles que querem participar de concorrências na esfera pública.

Por isso, a sua empresa faz assessoramento técnico-jurídico e documental, ou seja, analisa o edital, orienta o cliente e lista os documentos para participar do certame. Sem contar a participação no dia da licitação, com possibilidade de entrar com recursos legais em caso de necessidade. Ao invés do empresário despender dinheiro e esforço, contrata a assessoria da Fluxxo.

O advogado Jairo Vieira tem experiência com licitações desde 2008 (Redação)

EDITAIS

A Fluxxo também pesquisa editais de licitação para o cliente participar. Claro que a escolha fica a cargo do interessado, que pode se habilitar em todas as possíveis ofertas ou apenas se encaixar em uma oportunidade.

Jairo Vieira explica que o fator econômico também pesa, pois o assessorado analisa se a licitação é interessante para o seu tipo de serviço ou produto. Muitas vezes, o valor previsto no edital para determinado produto está abaixo do preço de mercado, tornando oneroso ao empresário.

Da mesma forma, o advogado da Fluxxo ressalta que nem sempre é possível vencer a licitação, pois o processo é aberto a mais interessados, que têm chances iguais de ganhar a concorrência. Por exemplo, aquele que oferecer o menor preço, vai oferecer o serviço ou produto.

Mas Vieira garante que, mesmo se houver derrota em uma licitação, seu assessorado pode ganhar em outra. Tudo dependerá das circunstâncias específicas de cada caso.

TRAJETÓRIA

Com experiência em licitações desde 2008, o Dr. Jairo Vieira já trabalhou em Curitiba e hoje tem escritório de advocacia em Guarapuava. Ao longo dessa trajetória, passou também pela Prefeitura de Guarapuava.

Jairo Vieira (esq.) está à frente da Fluxxo em Guarapuava (Redação)

Após um tempo em stand by, a atividade no ramo de assessoria licitatória entrou novamente no horizonte de Vieira ao final de 2017. Desse modo, ele criou a Fluxxo – Negócios Governamentais com o objetivo de prestar assessoria completa em licitações e Contratos Públicos. Eu me realizo fazendo esse trabalho, afirma Vieira.

Com base em Guarapuava, a Fluxxo concentrará suas atividades principalmente com clientes no Paraná, realizando 90% do serviço a distância – via e-mail, redes sociais, videoconferência etc. Em seguida, os planos de Vieira são de ampliar seu raio de atuação, incorporando progressivamente os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

SERVIÇO

A Fluxxo – Negócios Governamentais fica no edifício Araucária, 15º andar, sala 151. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (42) 9.9928-9387 e (42) 9.9956-3341; ou pelas redes sociais.