Servidores públicos de Guarapuava concluem curso de Libras em nível intermediário

O nível intermediário proporcionou aos alunos de diversas secretarias municipais o conhecimento necessário, com o objetivo de levar mais acessibilidade ao atendimento público

Nesta quarta-feira (04), 36 servidores públicos finalizaram mais um módulo do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), no auditório da Secretaria de Agricultura. 

O nível intermediário proporcionou aos alunos de diversas secretarias o conhecimento necessário para levar mais acessibilidade ao atendimento público.

Continuamos com a proposta do curso, pensando no desenvolvimento pessoal e na acessibilidade da comunidade surda, seja como colaboradores ou usuários do sistema. É uma alegria ver que mesmo com desafios e as demandas das secretarias, eles conseguiram e permaneceram se dedicando nas aulas. Podemos ver como eles evoluíram e entenderam que precisamos estar acessíveis à esta comunidade que tanto clama pelo acesso aos serviços públicos, afirmou a secretária de Administração, Denise Abreu Turco.

Os alunos foram aplicados, e após as aulas, foram homenageados com certificados de qualificação. (Foto: Secom)

DEDICAÇÃO

A entrega de certificados mostra a dedicação dos alunos neste último semestre. As aulas somaram a carga horária de 60 horas, ministradas pelo professor José Aramis e a intérprete Cristina Guerra Daniel. 

É um diferencial enorme o nosso município dar importância a acessibilidade da comunidade surda. Já soubemos de usuários surdos que ficaram contentes ao chegar em uma UPA, em alguma secretaria ou em qualquer órgão público e terem encontrado alguém pronto para atendê-los, isto é uma conquista, exaltou a intérprete.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a próxima turma em nível intermediário tem previsão de abertura no início de 2020. O curso de Libras é oferecido na Prefeitura de Guarapuava através da parceria entre a Secretaria de Administração e Educação e Cultura.