Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa inicia na segunda-feira (21) em Guarapuava

A abertura oficial acontece na Faculdade Campo Real e terá a realização de mesa-redonda e assinatura do convênio das práticas restaurativas entre essa instituição de ensino superior e a Prefeitura de Guarapuava

O ambiente doméstico é onde costuma ocorrer boa parte das situações de violência contra a mulher. Não por sinal, a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa foca suas atividades nas relações caseiras, tendo como foco principal o agressor do sexo masculino.

A partir da próxima segunda-feira (21), o evento promove ações em Guarapuava, com mesas-redondas, assinatura de convênios, palestras, debates e apresentação de materiais institucionais. É um evento que possibilita o fortalecimento das relações que nós, enquanto Secretaria e Rede de Enfrentamento, temos com o poder Judiciário, destaca a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran de Lima.

Ela ainda acrescenta que a pasta municipal sempre teve boas relações com a 1ª , a 2ª e a 3ª varas criminais de Guarapuava, organizando ações coletivas.

Promovida ao longo do ano em três momentos, a Semana Nacional aproveita o gancho de aniversário de promulgação da Lei Maria da Penha (lei 11.340/2006), em agosto, para realizar ações de conscientização e discussão junto à comunidade. Em março, no mês da mulher, a Semana tem outro foco, que é o mutirão de audiências e julgamentos. E, em novembro, o evento é feito durante a semana internacional de combate à violência de gênero.

A partir das práticas restaurativas, a gente pode ouvir o lado do homem autor da violência. Assim, ele pode ser acompanhado nos serviços municipais, afirma Lima, explicando que a campanha tem a intenção de informar não só mulheres, mas como também homens. É uma forma de promover a paz entre homens e mulheres e estimular a viverem bem e juntos, complementa.

PROGRAMAÇÃO

Neste mês, a Semana Nacional tem programação intensa de atividades em Guarapuava. A abertura oficial acontece na segunda-feira (21), a partir das 9h, na Faculdade Campo Real e terá a realização de mesa-redonda e assinatura do convênio das práticas restaurativas entre essa instituição de ensino superior e a Prefeitura de Guarapuava.

Na terça-feira (22), nas Clínicas Integradas Guairacá tem a tarde da autoestima e amor próprio e sessão de beleza. Para encerrar a semana, na quarta-feira (23) acontece o lançamento de materiais audiovisuais – Numape e Florecer e palestra A importância do trabalho em rede para garantia do combate a violência e da Promoção de políticas publicas, ambas no miniauditório da Unicentro.

ORGANIZAÇÃO

A Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa é realizada pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os Tribunais de Justiça, Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário, Unicentro, Faculdade Guairacá, Faculdade Campo Real e Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.