Secretário discute demandas regionais em Guarapuava

Numa reunião com prefeitos e secretários municipais de Saúde da região também ficou definido que as atribuições e valores para o custeio da unidade serão reavaliados

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, visitou o Centro de Especialidades de Guarapuava nesta quinta-feira (22). Numa reunião com prefeitos e secretários municipais de Saúde da região também ficou definido que as atribuições e valores para o custeio da unidade serão reavaliados.

Beto Preto ouviu as demandas dos gestores e disse que é preciso analisar com profundidade os valores e as contrapartidas. “Viemos buscar uma solução. Temos colocado recursos expressivos nos consórcios e queremos dobrar no próximo ano. Mas também entendemos as dificuldades financeiras dos municípios. Então, tivemos uma conversa franca para reavaliarmos custos”, afirmou.

Uma das alternativas apontadas pelo secretário para melhor atender as demandas em saúde, e que foi enfatizada no encontro, é a participação dos gestores no Planejamento Regional Integrado (PRI). A possibilidade de consórcio único para atender a região também foi considerada.

“Este é o momento para os municípios apresentarem suas necessidades na saúde. O PRI é uma espécie de registro em cartório daquilo que cada região precisa. E assim com o mesmo dinheiro, a gente pode melhor distribuir o atendimento de maneira regionalizada. Um município pode atender o outro naquilo que têm condições. É a determinação do governador Ratinho, de fazer uma gestão forte de longo alcance na saúde em todo o Paraná”.

ENTENDIMENTO

Para a deputada Cristina Silvestri, a reunião com o secretário foi positiva e de entendimento. “Importante a vinda do Beto Preto em Guarapuava, pois permitiu uma conversa com os prefeitos em busca de soluções. Acredito que em breve já tenhamos definições sobre o modelo de funcionamento do Centro de Especialidades”.

Já o deputado Artagão Júnior avaliou que as tratativas com o governo sinalizam para a resolutividade e o breve funcionamento do CE. “Somos uma região com uma característica diferenciada, porque temos carências pontuais. Acredito que com este diálogo com a secretaria, já demonstrado pelo Beto Preto, acharemos uma solução conjunta e que a estrutura comece a funcionar”.

A criação de um grupo de representantes dos municípios para detalhar os dados financeiros para o governo acerca do modelo de consórcio na região foi apresentada pelo prefeito Berto Silva, de Laranjeiras do Sul. “Faremos o encaminhamento com este grupo para conversarmos em vistas da pactuação das atribuições no Centro de Especialidade, até pelo que foi discutido nesta reunião”.

A deputada Cristina Silvestri e o secretário Beto Preto (Foto: Ascom)

HOSPITAIS

Após a reunião, o secretário, acompanhado do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e dos deputados Artagão Júnior e Cristina Silvestri, vistoriou as obras do Hospital Regional do Centro Oeste. Eles ainda foram ao Hospital São Vicente de Paulo, unidade filantrópica que tem recebido investimentos do Estado.

“Foi uma agenda importante em Guarapuava. Este é o nosso objetivo. Andar e conhecer as realidades dos municípios, visitar hospitais e unidades de saúde, dialogar com prefeitos, verificar de fato as necessidades a apontar as soluções possíveis. Porque queremos um atendimento de saúde mais perto das pessoas”, destacou Beto Preto.