Secretaria promove ações em homenagem ao Meio Ambiente

No município de Pinhão, Jardim Botânico foi inaugurado e em Cruzeiro do Iguaçu crianças ajudaram a plantar árvores e soltar mil alevinos no Rio Foz do Chopim

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo participou nesta quarta-feira (5 junho) de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em vários municípios.

Foram plantadas árvores e soltos mil alevinos no Rio Foz do Chopim em Cruzeiro do Iguaçu. Participou da inauguração do Jardim Botânico Faxinal do Céu, anexa à Vila de Faxinal do Céu, município de Pinhão, a 340 km de Curitiba.

A Vila de Faxinal do Céu é um espaço desenvolvido pela Companhia de Energia Elétrica (Copel) e abriga famílias de trabalhadores da Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, além de amplo espaço de área de preservação ambiental, chalés e locais para eventos.

Segundo a superintendente de Meio Ambiente da Copel, Luisa Nastari, a companhia tem como meta promover suas atividades de modo adequado, adotando as melhores práticas ambientais, atendendo a legislação e buscando sempre aprimorar sua forma de gestão ambiental, principalmente o uso sustentável dos nossos recursos naturais. As exigências ambientais não podem ser vistas como um entrave ao desenvolvimento, mas sim como uma garantia de um desenvolvimento adequado, diz Nastari. A natureza é a fonte para todas essas oportunidades.

JARDIM BOTÂNICO

A área de 152 hectares é um berçário de vegetação nativa, com várias espécies que tiveram grande importância econômica na história do Paraná, como a imbuia e a erva-mate, além de apresentar um cenário com lagos, muitos pinheiros e diferentes folhagens.

O local é responsável também por uma grande parte de produção de mudas nativas e exóticas, que são utilizadas pela Copel em ações de promoção de educação ambiental.

Fiquei admirado com a diversidade, beleza e cuidado com o meio ambiente dentro do Jardim Botânico e da Vila Faxinal do Céu, disse o secretário Márcio Nunes. Esse local é um grande potencial turístico, que poucos conhecem e precisa ser visto.

VILA

Grande parte da estrutura da vila é sustentável. Com o projeto Vilas Sustentáveis, criado em 2916, os restos de alimentos são recolhidos das mais de 180 casas, além dos hotéis e refeitórios.

Esses resíduos são levados para o viveiro florestal e passam por um processo de compostagem. Nós iniciamos esse projeto com 11 toneladas de resíduos orgânicos por mês. Hoje passou a ser 50%, por conta do processo educativo desenvolvido, diz o engenheiro florestal da Copel, Murilo Lacerda Barddal.

Também foi feita uma apresentação representativa do grupo escoteiro sobre a origem da erva-mate e plantadas 3 mudas de árvores.

CRUZEIRO DO IGUAÇU

O secretário Márcio Nunes participou de ações de educação ambiental em Cruzeiro do Iguaçu, região Sudoeste do Estado, como a apresentação do grupo de Teatro Fabrincando, que explicou os cuidados necessários para ter com os aparelhos elétricos, e assim, evitar possíveis incêndios, choques, etc.

Em seguida o secretário, o prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Dilmar Turina, e os alunos das escolas municipais da região fizeram a soltura de mil alevinos no Rio Foz do Chopim e plantaram árvores às margens do rio.