Secretaria divulga agenda de vacinação contra febre amarela

A secretária reforça que a população guarapuavana deve ficar tranquila e evitar tomar a vacina caso não haja necessidade

Desde o ano passado, seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Guarapuava mantém a agenda de vacinação nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) contra a febre amarela. Para facilitar o acesso à vacinação, todas UBS receberam doses da vacina que estão à disposição da população que precisa da imunização, ou seja, quem vai viajar para áreas de risco, como São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Guarapuava não possui casos de febre amarela nem mesmo focos do mosquito transmissor.

Uma das orientações do Departamento de Epidemiologia é que a pessoa ligue antes na unidade para saber quais os horários específicos de vacinação. Algumas unidades concentram o horário de vacinação para evitar o desperdício, pois temos frascos com 5 e 10 doses. Cada frasco pode ser utilizado até seis horas após aberto, então as atendentes das unidades podem agendar para os usuários, facilitando para todos, esclarece a secretária Renata Araújo.

Quem for tomar a vacina, deve apresentar a carteira de vacinação e caso não tenha, é necessário apresentar um documento pessoal para identificação. Mais informações no Departamento de Epidemiologia, pelo telefone (42) 3624-4441.

DIAS DE VACINAÇÃO – UBS

Segunda: Santa Cruz, Planalto, São Miguel, São Cristovão, Residencial 2000;

Terça: Campo Velho, Paz e Bem, Morro Alto, Primavera, Feroz;

Quarta: Jardim das Américas, Xarquinho, Recanto Feliz, Jardim Araucária, Adão Kaminski;

Quinta: Jordão, Concórdia, Colibri, Xarquinho II, Boqueirão, Santana, Vila Bela, Palmeirinha, Entre Rios;

Sexta: Bonsucesso, Parque das Árvores, Cisgap (Centro), Vila Carli, Tancredo Neves.?